Domingo
30 de outubro
Humildade ou covardia?
A arrogância precede a destruição; a humildade precede a honra. Provérbios 18:12, NVT

Como discernir a diferença entre humildade e covardia? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Por exemplo, alguém o ofende, e você decide não revidar. Essa reação é de uma pessoa humilde ou covarde? Não há uma resposta fácil, pois pode ser tênue a diferença. 

Covardia e força são coisas distintas. No entanto, para muitos, o forte é quem usa seu poder para humilhar os outros e para levar vantagem. Na verdade, esse é o covarde. Quem arruma briga só quando está armado é aquele que não confia na própria força, mas na arma que possui. Passar por cima das pessoas, submetê-las e pisá-las é fácil. Difícil é passar por cima do ego e pisar o próprio orgulho. O forte domina os próprios impulsos. O covarde, por sua vez, se deixa levar pelo que sente. Ele espera o momento oportuno para dar o troco, de forma desonesta e traiçoeira, quando vê que o risco é menor. 

O humilde, por sua vez, é ofendido mas não se vinga. Sabe que pagar mal com mal não resolve nada. Nisso, ele é diferente do covarde que, quando ofendido, não tem coragem de confrontar o outro nem de enfrentar a si próprio. O humilde consegue vencer o eu. Entretanto, o covarde é derrotado tanto pelo próprio ego quanto pelo adversário. Humildade é grandeza, covardia é vergonha; humildade é virtude; covardia, um defeito de caráter. O humilde sente a dor do orgulho ferido; o covarde sucumbe à amargura do desejo de vingança. O humilde consegue perdoar; o covarde, por ressentimento, não consegue pensar em outra coisa senão em atacar pelas costas. 

Não se deixe enganar, a humildade precede a honra. A covardia, por sua vez, antecipa a derrota. Ser ofendido e não revidar, ser atacado e não se vingar, receber provocação e ainda assim manter o controle, aceitar reconciliar-se com alguém que lhe fez mal e pôr de lado o ressentimento não são indícios de covardia, mas prova de humildade. São verdadeiros atos de grandeza diante de Deus e do ser humano. 

Se alguém chamar você de covarde por agir com humildade, não se preocupe. Busque conforto nas palavras de Jesus: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (Mt 5:5).