Terça-feira
04 de julho
IMAGENS FORTES
Não porei coisa injusta diante dos meus olhos. Salmo 101:3, NAA

Diariamente nossos olhos são invadidos por milhões de píxeis que hiperestimulam nossa mente com todo tipo de cores e formas. A cada dois minutos, a humanidade tira mais fotos do que todos os cliques do século 19. Outdoors, revistas, sites, banners… todos esses artifícios servem de plataforma para aguçar a imaginação de uma sociedade que descobriu há muito tempo que “uma imagem vale mais que mil palavras”. 

De todos os cinco sentidos, creio que a visão seja o mais valorizado. Somos “perdidamente cegos” pelo que vemos. Se tivéssemos que escolher um dos sentidos para perder, certamente a visão seria a última opção. Somos muito “ver para comprar”, “ver para aceitar” e até “ver para crer”. 

A mídia sabe disso e faz de tudo para nos aprisionar nos encantos da beleza e da emoção. Nessa ditadura da imagem, o brasileiro passa, em média, nove horas por dia conectado às telinhas. Somos o segundo país no ranking mundial de uso da internet, ficando atrás apenas das Filipinas. 

No Sermão do Monte, Jesus afirmou que os olhos são a lâmpada do corpo. Eles são as principais janelas da alma que alimentam a mente e o coração. “Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz” (Mt 6:22), disse Jesus. Que tipos de imagem você tem visto? Seu corpo está em trevas ou anda iluminado pelas coisas que tem contemplado? 

Ellen White escreveu: “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido se ocupar. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 331). 

Ao longo deste dia, não permita que seus olhos contemplem coisas más. Coloque filtros na internet e na mente. Cenas imorais, indecentes, violentas e que zombam de Deus não devem atravessar suas córneas. Se aparecer uma notícia com os dizeres “imagens fortes”, seja forte para não ver. Lembre-se de que a mente não tem ralo. Tudo que você colocar ali permanecerá. 

Escolha hoje ver coisas verdadeiras, nobres, corretas, puras, amáveis, de boa fama e dignas de louvor (Fp 4:8). Elas moldarão seu caráter e iluminarão sua vida.