Se eu perguntasse a uma pessoa que está lendo este devocional sobre as expectativas que as pessoas tinham quando ela estava na escola, esperaria ouvir termos, como: “Aquela com maior probabilidade de sucesso.” Talvez as pessoas tenham dito de você: “Ela será uma ótima professora [ou palestrante, advogada, médica, enfermeira, cientista, engenheira].” Talvez alguém esperasse que você fosse uma “boa esposa” ou uma “boa mãe”. Essas afirmações podem até ter sido escritas no seu livro de formatura.
No entanto, e quem não ouviu comentários tão agradáveis? Talvez essa pessoa tenha ouvido algo, como: “Ela nunca será nada na vida.” Talvez alguém tenha falado que ela era preguiçosa ou que não tinha disciplina ou capacidade. Em muitos lares, as crianças são descritas como burras, desajeitadas, tolas, egoístas e indiferentes.
Você já ouviu a expressão: “Paus e pedras quebrarão meus ossos, mas palavras nunca me machucarão”? Isso é utopia. As palavras são muito importantes! Palavras podem enaltecer ou destruir uma pessoa. As palavras podem nos elevar tanto quanto podem nos derrubar. Na verdade, a Bíblia afirma que “a palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata” (Pv 25:11, NTLH). Ou seja, uma palavra certa faz maravilhas!
Gideão não era guerreiro, ele era um juiz, mas Deus o chamou para liderar Seu povo na batalha contra os midianitas. A jovem Maria foi chamada por Deus para ser mãe de Jesus em circunstâncias extremamente difíceis e incomuns. Jeremias também era muito jovem quando foi chamado para ser profeta em Judá. Moisés foi salvo do rio Nilo e se tornou príncipe egípcio; depois se tornou assassino, pastor e, por fim, o líder escolhido dos filhos de Israel. O futuro rei Davi era apenas um pastor quando Deus o chamou para matar o inimigo de Israel, o gigante filisteu, Golias. Ellen G. White era uma adolescente doente quando Deus a chamou para exercer o dom profético. Nada é impossível para Deus!
Querida amiga, quero incentivá-la a entregar sua vida ao Senhor. O que Ele fez pelos outros certamente pode fazer por você. Deus ama honrar e abençoar os “improváveis”. Nosso Deus é realmente incrível!
Avis May Rodney