Quinta-feira
18 de fevereiro
Inanição espiritual
Você diz: “Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada.” Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. Apocalipse 3:17

Não são raros os casos de estrelas do cinema e da música que morreram de anorexia nervosa. É difícil entender o que faz uma pessoa famosa, bonita, cheia de fãs, dons e dinheiro se privar de comida a ponto de chegar à morte por inanição. Infelizmente, essa realidade ainda tem ceifado a vida de milhares de famosos e anônimos a cada ano.

O estado de inanição pode ser fruto de transtornos emocionais que levam a pessoa à indução de vômitos e outras práticas que ocorrem quando ela se enxerga de maneira distorcida.

Se é difícil para a maioria entender essa realidade, o que dizer da inanição espiritual? Sim, ela existe. O próprio Cristo nos alertou sobre isso: “Nem só de pão viverá o homem” (Mt 4:4). Precisamos nutrir o corpo com alimentos saudáveis e na quantidade adequada. Também não podemos nos esquecer de alimentar nossa vida espiritual. Não podemos achar que pequenas porções de comunhão ao longo da semana são suficientes para fortalecer nossa fé. Perda de peso espiritual, ausência de apetite pelo que alimenta a alma e uso de truques para dar a impressão de que estamos bem alimentados espiritualmente – tudo isso deve preocupar o cristão.

A verdade é que precisamos cuidar da nossa saúde espiritual diariamente. Precisamos ter fome de Deus. Ele é nossa comida e nossa bebida. Se não temos essa consciência, sofremos de anorexia espiritual. Precisamos nos alimentar de Deus e nunca ignorar essa verdade. Somente Ele sacia nossa alma e oferece o diagnóstico de nosso estado real.