Em uma entrevista para o Portal Terra, o pediatra Laurista Corrêa Filho afirmou que uma gravidez não desejada pode resultar em uma criança problemática.
Talvez alguém que leia este devocional esteja no grupo dos não planejados; eu mesmo sou um deles e posso testemunhar como lidei com isso. Em primeiro lugar, é importante lembrar que tendência não é determinismo. Embora a criança possa enfrentar desafios, isso não significa que será sempre assim. Por mais que os traumas possam empurrá-lo para baixo, creia no poder transformador de Deus. Ele é especialista em reciclagem e transforma qualquer lixo de nossa vida em uma obra-prima.
O título “Indesejados de Deus” não significa aqueles que Deus rejeita, mas, sim, os rejeitados que Deus aceita. Jesus disse: “O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37). Isso significa que, em última instância, ser aceito ou rejeitado não se limita à vontade de pais humanos, mas ao desejo de Deus.
Em outras palavras, você pode não ter sido planejado pela sua família, mas, se, por qualquer motivo, está aqui lendo estas palavras, é porque o Pai desejou sua existência. Nada passa despercebido à providência de Deus. Veja como o Gênesis descreve o princípio da criação: “E o Espírito de Deus Se movia sobre as águas” (1:2).
O particípio do verbo indica uma ação ou um movimento contínuo do Espírito Santo. A raiz do verbo “mover” ou “pairar” transmite a sensação de “sacudir” ou “esvoaçar”, como um pássaro que diminui seu voo para pousar suavemente sobre seus filhotes, ou ainda como um vento forte que espalha as águas como se estivesse preparando um ninho para se deitar nele.
O texto, portanto, descreve poeticamente a ação criadora do Espírito, que sopra como um vento e zela amorosamente pela substância criada, como um pássaro sobrevoa seu ninho. Curiosamente, os evangelhos citam, por ocasião do batismo de Jesus, o Espírito Santo descendo sobre as águas, vindo igualmente na forma de pássaro e pousando em Jesus (Mt 3:16). Foi esse mesmo Espírito que amou você quando ainda estava no ventre de sua mãe. Lembre-se disso todas as vezes que se sentir rejeitado e desamparado.