Um brasileiro que mora em Sydney resolveu ter uma atitude diferente no dia de seu aniversário. Decidiu comprar 30 presentes, embalá-los e sair nas ruas da cidade para presentear 30 desconhecidos. Sua intenção era espalhar alegria naquele dia. O vídeo que ele produziu mostra a satisfação das pessoas ao receberem os mimos. A ação do aniversariante produziu sorrisos nas pessoas e, segundo os relatos dos amigos que o ajudaram, também criou uma corrente do bem, pois outras pessoas tiveram atitudes semelhantes.
Quando entendemos que as coisas que recebemos de Deus são presentes de amor, somos impulsionados a estender esses benefícios para os outros. Os presentes divinos podem vir em diversas versões, inclusive na forma de disciplina. O provérbio de hoje mostra duas posturas diferentes em relação a esse presente do Céu.
A primeira é a de uma pessoa que se sente agradecida pela preocupação de Deus em enviar a disciplina para ela. Em contraste, a outra pessoa ignora a repreensão. É como se Deus, por meio de um mensageiro, enviasse um presente, e a pessoa fingisse que não era para ela.
O recado central do versículo de hoje é que nossa atitude diante da repreensão não diz respeito apenas a nós mas afeta também os outros. A pessoa que escolhe o bem não beneficia apenas a si mesma; igualmente, quem escolhe o mal não prejudica só a si.
“Jesus disse aos Seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar’” (Lucas 17:1, 2). Sim, nós somos responsáveis pelo que as nossas decisões causam na vida dos outros.
Todas as vezes que você for tentado a fazer algo errado, pense que poderá causar sofrimento a seus pais, influenciar colegas para a mesma ação e escandalizar quem está ao redor. Quando estiver diante da possibilidade de uma boa ação, realize-a na certeza de que estará abençoando a vida de muitas pessoas.
Ao lado de Cristo, sua vida será um presente para a humanidade, gerando uma onda do bem que será difícil de ser contida.