Terça-feira
16 de fevereiro
Irmãs impenitentes
Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! 2 Coríntios 6:2

Os capítulos 24 e 25 de Atos mencionam as irmãs Berenice e Drusila, tataranetas de Herodes, o Grande, e filhas de Agripa I.

Berenice, a mais velha, é descrita pelos historiadores como dona de opinião forte e, durante um tempo, grande defensora dos judeus. Mas sua religião era superficial, e ela abandonou a fé.

Depois da morte de seu primeiro marido, com quem se casara aos 13 anos, ela se casou com o tio, com quem teve dois filhos. Novamente viúva, casou-se com um rei anatólio para abafar a relação incestuosa com o irmão. O casamento terminou logo, e ela se tornou amante do imperador romano Vespasiano e de seu filho Tito, o comandante da invasão a Jerusalém, no ano 70 d.C. Ela morreu em Roma, depois dessa invasão.

Quando Paulo, como prisioneiro, foi chamado a Cesareia pelo procurador Festo para apresentar sua defesa diante do irmão de Berenice, Agripa II, ela teve a oportunidade de ouvi-lo falar de Cristo, mas ignorou o apóstolo.

Segundo os historiadores, Drusila, a caçula, era uma bela mulher. Seu irmão Agripa II a casou com um rei assírio. Com menos de um ano de casada, ela abandonou o marido para ficar ilegalmente com Félix, o governador romano da Judeia, com quem teve um filho.

Drusila estava com o marido quando Paulo falou de sua fé ao procurador Félix, mas ela rejeitou a mensagem do apóstolo. Aos 40 anos, ela e o filho foram soterrados pelas lavas do Vesúvio.

Berenice e Drusila, embora tenham nascido em berços contaminados por vícios, luta pelo poder e luxúria, conheceram o evangelho, mas o rejeitaram por conta da vida pecaminosa, a qual lhes deteriorou o caráter, definindo sua ruína.

Não há justificativa para se levar uma vida inteira de pecados, mesmo que esse tenha sido o modelo do ambiente familiar.

Em Cristo, podemos ser vencedoras e mudar nosso destino. Ninguém se perderá por não ter tido a oportunidade da salvação. Somente aquelas que rejeitaram a Cristo não estarão no Céu.

Como está sua vida diante de Deus? Por acaso, tem rejeitado ao convite divino para uma vida elevada na companhia Dele? Talvez este esteja sendo seu último convite para estar com Ele. Não espere para amanhã.