Já imaginou andar na orla de uma praia e, de repente, começar a chover dinheiro sobre a sua cabeça? Essa cena inusitada aconteceu em Salvador, capital da Bahia, há algum tempo. Um turista português de 56 anos abriu a janela do quarto do hotel em que estava hospedado e jogou notas de 50 e 100 reais, totalizando a quantia de aproximadamente 14 mil reais! A chuva inesperada causou alvoroço entre turistas e moradores da região. Até a polícia foi acionada para conter os ânimos. No dia seguinte, muitos aguardaram uma nova “previsão do tempo” embaixo da janela do português, mas descobriram que tudo não havia passado de um momento de euforia.
Várias vezes na Bíblia encontramos Deus abrindo “as comportas dos céus”. Nem sempre o motivo foi alegria. Em Gênesis 7:11 e 12, por exemplo, o contexto é de juízo: “No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram.” Deus derramou chuva torrencial sobre a Terra em resposta à desobediência do ser humano (Gn 6:5-7). Praticamente todo ser vivente morreu no dilúvio, exceto Noé, sua família e os animais que entraram na arca.
Em Malaquias 3:10, porém, encontramos um contexto bem diferente. Deus afirma que abriria “as comportas dos Céus” para aqueles que fossem fiéis na entrega dos dízimos e das ofertas. É como se houvesse um dilúvio de bênçãos reservado para as famílias que entrassem na “arca” da obediência. Ellen White comenta: “O Senhor fez uma aliança especial com os seres humanos de que, se eles separassem regularmente a parte destinada ao avanço do reino de Cristo, Ele os abençoaria imensamente, de tal modo que não haveria mais lugar para receber suas dádivas” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 55 [77]).
Você tem sido fiel na devolução dos dízimos e na doação das ofertas? Deus prometeu bênçãos sem medida àqueles que O colocam em primeiro lugar. “Honrarei aqueles que Me honram” (1Sm 2:30), disse o Senhor. É claro que essa bênção não significa uma chuva de dinheiro, mas existe paz, amor e verdadeira felicidade debaixo das janelas do Céu.