No Novo Testamento, o ministério da igreja está relacionado com a atividade de servir. Jesus deixou claro que, em Seu reino, o estilo de vida dos que ministram em Sua causa é semelhante ao de um servo. Essa é a palavra que Ele usa para descrever Seus seguidores.
Na cultura grega, os escravos ou servos eram menosprezados. Era degradante tratar uma pessoa dessa forma. Platão dizia: “Como alguém pode ser feliz quando tem de servir a outra pessoa?”
Imagine o impacto deste ensino de Jesus para Sua audiência original: “Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas Eu estou entre vocês como quem serve” (Lc 22:27). Como Jesus, nós também devemos assumir o papel de servos.
No reino de Deus, um servo é alguém que se dispõe a fazer o trabalho mais humilde para a glória de Cristo. Paulo usou essa mesma palavra para descrever até mesmo os pregadores (1Co 3:5).
Você deve ter notado que Jesus usou essa palavra para Si mesmo. Ele disse: “Mas Eu estou entre vocês como quem serve.” Ele é o nosso modelo. Servimos para satisfazer a Cristo apenas, e a ninguém mais. Se houver necessidade de limpar algumas mesas, o servo estará disposto a fazê-lo. Se precisar lavar alguns pés sujos em nome de Jesus, será uma honra servi-Lo dessa maneira.
Quando Cristo voltar, como Rei dos reis, receberemos nossa recompensa. Enquanto esse dia não chega, sejamos servos fiéis no serviço de Deus. Jesus e nossos irmãos contam conosco.