Terça-feira
07 de fevereiro
Joia da base
Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. Lucas 4:16

Filho de mecânico, com 11 anos, Neymar foi morar próximo a Santos para treinar nas categorias de base do principal time da cidade. Enquanto não recebia salários do clube, o menino e a família moravam em apenas um cômodo na casa da avó. Porém, à medida que se confirmava como “joia da base” (garotos com talento acima da média para o futebol), as coisas iam melhorando: aos 15 anos, Neymar passou a ganhar 10 mil reais; aos 16, 25 mil; e, aos 17, vieram os milhões por conta dos patrocínios. Em 25 de maio de 2013, foi oficializada sua transferência para o Barcelona. Os valores da transação, divulgados inicialmente, eram de 57 milhões de euros, mas, depois de algum tempo, a bomba explodiu: o dinheiro era bem mais alto, e o Santos não havia recebido tudo o que tinha direito. A “joia da base” não rendeu o que o time santista esperava.

Filho de carpinteiro, Jesus viveu em Nazaré sem ninguém praticamente perceber seu “talento” extraordinário. Quando cresceu, foi batizado no rio Jordão e iniciou seu ministério. Ele fez grandes milagres, e sua fama se espalhou. Os moradores de Nazaré souberam que as outras cidades consideravam Jesus o futuro rei de Israel. A pequena vila entrou em festa ao saber que a “joia da base” estava se dirigindo para lá. Se Ele havia feito tantos milagres por onde passara, demonstraria o ápice de seu poder em Nazaré. Depois de sua passagem por ali, nunca mais ninguém perguntaria: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”

A recepção foi calorosa, e Ele foi convidado para pregar na principal igreja do lugar. O prédio estava lotado, e a multidão em festa. Porém, as coisas não saíram como o esperado. As palavras do Mestre não foram nada elogiosas para a cidade. Em vez de promovê-los, denunciou pecados. Ele os descreveu como pobres, cativos e cegos. A “joia da base” não rendeu nada do que os nazarenos esperavam.

Como o povo de Nazaré, muita gente tem perdido a oportunidade de “lucrar” com Jesus, a “pérola de grande preço”. Quando o Senhor nos confronta com nossos pecados, não quer nos humilhar. Ao diagnosticar nossa real condição, seu desejo é nos transformar.

Esse é o maior dos “lucros” da vida. Com esse “investimento” na nossa “carreira”, podemos nos tornar as novas “joias da base” do time do Céu. Ouça as orientações de Jesus e enriqueça o reino de Deus. Depois disso, compartilhe a salvação com os outros e encha sua coroa de estrelas.