Eu e meu marido, que é pastor, fomos missionários no Sri Lanka. Um dia, em um acampamento da igreja que aconteceu em uma floresta de lá, nós notamos uma menininha no meio da multidão que cercava o nosso carro. Magra e pequena, com olhos tristes e sem esperança, ela olhava fixamente para o ursinho de pelúcia que estava na janela de trás. Nosso filho, Stephen, começou a conversar com ela, mas a atenção dela estava toda no ursinho na janela. Ele fez sinal para que ela entrasse no carro, onde lhe entregou o ursinho. Ela segurou o corpo macio do bichinho de pelúcia contra o peito, em um abraço apertado.
– Podemos levá-la para casa? – Stephen perguntou. – Vocês sabem que eu tenho orado por uma irmãzinha, e Jesus respondeu à minha oração!
Ele fechou a porta para que sua nova amiga não “escapasse”. Ao sabermos que outra família missionária estava cuidando da pequena órfã abandonada, perguntamos, por insistência de Stephen, se a criança poderia visitar nossa casa por alguns dias. Eles concordaram e nos entregaram uma sacola com, lamentavelmente, tudo o que a pequena possuía. Quando a família missionária nos telefonou depois de uma semana para saber quando deveriam ir buscá-la, nós dissemos que havíamos construído laços tão profundos com nossa pequena joia da floresta que não queríamos mais nos separar dela. Assim, adotamos a menina como nossa filha… e irmã do Stephen. Quando viajamos de férias para os Estados Unidos, ela ficou dentro de uma sala com outras 400 pessoas e jurou ser uma cidadã estadunidense, com sua mãozinha orgulhosa segurando a bandeira norte-americana. Tivemos uma grande comemoração – cheia de balões – logo em seguida!
Gostaria de dizer que vivemos felizes para sempre, mas muitas provações estavam por vir e muitas lágrimas ainda seriam derramadas. Contudo, as lições que aprendemos nos tornaram ainda mais próximos e também nos aproximaram mais do nosso amoroso Pai celestial. Tem uma frase creditada a Leonardo da Vinci que diz: “Obstáculos não podem me esmagar. Todo obstáculo cede à severa determinação. Quem está fixado a uma estrela não muda de ideia.”
Se você está pensando em adotar uma pequena joia em sua família, eu a incentivo a seguir em frente com Deus. Não há chamado maior que esse. Sim, você irá enfrentar dificuldades e provações, mas “pelas Suas feridas fomos sarados” (Isaías 53:5). Além disso, “a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).
{ Patty L. Hyland }