Quinta-feira
29 de junho
Joio
De onde será que veio este joio? Mateus 13:27

Uma das mais conhecidas histórias contadas por Jesus é a parábola do trigo e do joio. Nela, o Senhor divide a igreja em dois grupos: os verdadeiros cristãos, representados pelo trigo; e os falsos, simbolizados pelo joio.

Os ouvintes originais da parábola estavam bem acostumados com essa linguagem, uma vez que a cultura em que viviam era agrícola. Jesus aproveitou isso para ensinar uma importante lição.

De acordo com o Dicionário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, é possível que o joio da Bíblia se refira a uma erva comum na Palestina, que mede “cerca de 60 cm de altura” e que “em sua fase inicial de crescimento, não se pode distinguir do trigo”.

O Dicionário Bíblico acrescenta que, se as sementes dessa planta forem ingeridas, “violentas náuseas, convulsões e, às vezes, a morte” podem ocorrer. “Acredita-­se que o problema não seja com a semente em si, mas com um fungo associado à semente, que é venenoso.”

Algumas coisas chamam a atenção na explicação acima: (1) No início, o joio é muito parecido com o trigo. Por esse motivo, ele não era arrancado, pois o trigo podia ser confundido com ele e tirado junto. Isso significa que não é nossa função julgar as pessoas; só Deus pode fazer isso, e a volta de Jesus deixará claro quem é trigo e quem é joio.

Ellen White diz: “Embora […] haja pessoas em faltas e erros, como o joio em meio do trigo, Deus é longânimo e paciente. Ele reprova e adverte o errante, mas não destrói os que são vagarosos em aprender a lição que lhes quer ensinar” (A Igreja Remanescente, p. 42).

(2) As sementes do joio causam muitos problemas para quem as ingere. De igual maneira, na igreja, a presença de pessoas que não passaram pela verdadeira conversão produz sérias dificuldades, como rebeldia, espírito de crítica e contenda.

(3) O problema do joio não está nele, mas em um fungo venenoso na semente. Da mesma forma, o “joio” da igreja está infectado pelo terrível fungo do pecado. A boa notícia é que Jesus consegue purificar esse joio e, ainda mais: Ele pode transformá-lo em trigo.

Se você deseja crescer na plantação do Céu e ser colhido para viver eternamente com Jesus, deixe o Agricultor divino remover todos os fungos pecaminosos que infestam sua vida. Permita também que Ele plante você na horta celestial. Assim você irá crescer, oferecendo sabor e nutrição espiritual para todos que estão à sua volta.