Quarta-feira
11 de dezembro
JORNADAS
De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. Êxodo 40:38, NAA

Se sua vida fosse um filme, quais seriam as cenas mais importantes? Você conseguiria identificar os períodos de transformação, em que seus olhos foram abertos e você tomou decisões que mudaram para sempre as coisas? 

No quarto ano da faculdade de Teologia, tranquei o curso e passei um ano nos Estados Unidos. Cheguei àquele lugar cheio de planos. Queria estudar inglês, trabalhar e juntar algum dinheiro para realizar alguns sonhos. Mas, em um piscar de olhos, tudo mudou. Eram os primeiros meses de uma terrível crise imobiliária. Havia muita gente perdendo seus imóveis. Andando pelas ruas do bairro, não era difícil encontrar casas abandonadas. Os imigrantes enfrentavam um período de sérias dificuldades financeiras. Isso limitava as possibilidades de trabalho. Sendo assim, a meta de juntar dinheiro foi se desfazendo. Também enfrentei muitas críticas e fui seriamente contestado quanto à minha vocação pastoral, além de experimentar outras fontes de instabilidade. Lembro-me de uma noite em que chorei sozinho em um canto do cômodo que dividia com alguns amigos. Estava longe de casa, da família e de todas as referências que tinha para me lembrar de quem eu era. Mas Deus me consolou e me fortaleceu. Mais tarde, entendi que aqueles dias foram o início de uma grande obra de Deus em minha vida. O Eterno estava plantando em mim sementes de humildade, perseverança e dependência. 

O povo hebreu passou anos em terras egípcias. Pior do que forasteiros, os israelitas passaram a ser escravos. Mas foi no cativeiro que o Eterno marcou para sempre a memória de Seu povo. Ele os libertou miraculosamente e guiou a travessia do deserto em direção à Terra Prometida. O verso bíblico de hoje é o último do livro de Êxodo e carrega uma espécie de resumo da história que o livro contém. O Senhor visitou Israel para resgatá-lo e decidiu tornar visível a Sua presença em todas as suas jornadas. 

O mesmo Deus que visitou Israel no Egito e que me encontrou em um porão em Maryland deseja tomá-lo pela mão hoje e conduzi-lo em todas as suas jornadas. Vale a pena andar com Ele.