Alguma vez você já esteve junto às praias do Mar Vermelho, assim como os fugitivos israelitas ao escaparem do Egito? Quando algum desafio na vida surge de repente diante de mim, sinto-me como se estivesse junto ao Mar Vermelho, com miragens de impossibilidades à minha frente. Olho para trás, e vejo o inimigo que rapidamente se aproxima. Não vejo escape, em nenhuma direção. Sinto-me esmagada. Não consigo repousar. Não durmo. Não sei o que fazer, para onde ir, como chegar lá. Estou cansada. Derrotada. Ninguém entende. E choro em silêncio.
Assim, na minha aflição, olho na direção do Céu com o coração sincero e imploro: “Senhor, socorre-me! Não posso fazer isso sozinha. Dá-me forças e sabedoria para fazer o que deve ser feito.”
E, assim como Daniel clamou ao Senhor, e Gabriel foi enviado em resposta à sua oração, dizendo: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem” (Dn 9:23, ARA), um alívio insuperável toma conta de mim. Uma paz que excede todo entendimento me domina – em lugar do inimigo.
Sim, o Mar Vermelho continua lá, mas, de algum modo, vejo alternativas. Um horizonte surge do outro lado do desafio. Agora percebo novas avenidas de passagem, de cuja existência eu não sabia. Há esperança. Foi preparado um caminho para mim. Deus ouviu minha oração e enviou alívio! Por que demorei tanto para orar?
Lembro-me com frequência destes famosos versos: “Oh, que amigo em Cristo temos! / Mais chegado que um irmão! / Quer que tudo nós levemos / ao bom Deus em oração.” Cantamos tão fervorosamente essas palavras, mas continuamos a abrigar a dor, a preocupação e a aflição dentro da alma. Com demasiada frequência chegamos ao nosso limite antes de nos lembrarmos de apelar a Jesus – quando, ao fazê-lo, teríamos diminuído nossa angústia assim que chamássemos o Seu nome.
Talvez você esteja diante do seu Mar Vermelho, aparentemente sem socorro no horizonte. Talvez tenha provações em casa, no trabalho ou na escola. Talvez tenha tentado tudo, esgotando cada reserva de energia. Não tem mais nada para dar. Com o coração confiante, apele a Jesus. Ele espera ouvir seu convite para envolver-Se mais profundamente em sua vida. Ele já sabe o que você está enfrentando. Você tem tudo a ganhar e nada a perder. Clame ao Senhor.
Sylvia Giles Bennett