Quinta-feira
19 de julho
Justiça – II
Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados. Provérbios 11:21

Certa vez, ouvi o desabafo de um amigo. Uma determinada pessoa fez uma crítica que o feriu bastante, desconsiderando os aspectos genéticos, a pessoa disse: “Seu pai foi vegetariano a vida toda e morreu de câncer.” Às vezes, nos deparamos com situações como essa. Pessoas que optam por seguir as claras orientações de Deus quanto à alimentação saudável são acometidas por doenças horríveis, enquanto pessoas que maltratam o próprio corpo com maus hábitos alimentares têm uma saúde aparentemente de ferro. Como entender? Asafe, autor do Salmo 73, ficou muito perturbado com o fato de os ímpios não terem aflições.

Quando observamos o referido salmo, facilmente notamos a inquietação do escritor com a questão da prosperidade dos ímpios. O mal-estar é mais acentuado quando ele observa as atitudes que caracterizam a vida das pessoas não comprometidas com Deus. Os ímpios são orgulhosos (v. 6) e fazem questão de exibir seu orgulho como um “colar” (NTLH), são violentos (v. 6), vivem maquinando planos perversos (v. 7), oprimem o próximo (v. 8), blasfemam contra Deus (v. 9), desafiam a Deus (v. 11) e, se não fosse o bastante, andam “sempre despreocupados, [aumentando] suas riquezas” (v. 12). Toda essa situação deixa não apenas o salmista, mas qualquer cristão, no mínimo, confuso. Asafe diz que “quase perdeu a confiança em Deus” (v. 3, NTLH).

O salmista desistiu de tentar entender a vida sob a ótica humana, abandonou seu intento de achar a solução por meio do raciocínio e entrou no santuário (v. 17). Ele finalmente compreendeu que as verdadeiras dificuldades da vida só desaparecem na comunhão com Deus.

Algumas perguntas devem ser respondidas em relação ao santuário. A primeira é: Quem o salmista encontrou no santuário? Quem aliviou as dúvidas de Asafe? Em Hebreus 12:2, está escrito: “Tendo os olhos fitos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que Lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-Se à direita do trono de Deus.”

Sim, nos móveis e ornamentos do santuário, o salmista encontrou Jesus. Somente compreendemos plenamente a vida quando encontramos nosso Senhor e Salvador. Asafe entendeu que, embora os justos sofram, eles terão um final glorioso e eterno ao lado de Jesus. Se olharmos para o final de tudo, teremos paz. Pela fé, entre hoje no santuário de Deus e sinta a alegria e a tranquilidade que só Cristo pode dar.