Quinta-feira
04 de julho
Justiça, paz e beijos
O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. Salmo 85:10

O pequeno peixinho tailandês, helostoma rudolfi, só é conhecido como beijador. Ganhou esse nome porque tem o hábito de “beijar” os demais peixes de sua espécie. Seus lábios grossos também ajudam a remover as algas das pedras, visto que grande parte de sua dieta é composta de alimentos verdes.

Os beijadores são pacíficos em relação a outros peixinhos de aquário. Só não se comportam bem na presença de ovos de peixes. Seu apetite não poupa sequer os ovos da própria espécie. Na ocasião da postura, quando a fêmea põe até quatro mil ovos, eles têm que ser retirados do aquário.

O beijo não tem qualquer relacionamento com a corte nupcial, pois não importa o sexo, eles estão sempre encostando a boca um no outro. O hábito surge entre o segundo e o terceiro mês de vida e diminui à medida que ele fica mais velho. O beijador não beija por cortesia ou amor. É apenas uma demonstração de força entre os membros do grupo. O objetivo é impor domínio, como quem diz: “Eu mando aqui!”

O verso de hoje fala de um beijo mais significativo. Após o encontro da graça e da verdade, a justiça e a paz se beijaram. Por nossa conta, vamos personalizar os elementos desse beijo. A verdade não é um conjunto de doutrinas, Jesus disse que Ele é a verdade. A graça é o amor e o amor é Deus. Vamos pensar no encontro da graça e da verdade: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). O resultado foi um beijo entre a justiça e a paz.

Todos nós precisamos da paz que a justiça de Jesus tem. Só Ele a possui, pois só Ele viveu sem cometer erros. Não é o caso de nenhum outro ser humano, pois somos todos pecadores. O pecado pode trazer alegria na hora em que é praticado, mas depois vem a tristeza. Quando confessamos e nos arrependemos, Deus perdoa e passa a nos ver por meio da lente dos méritos de Jesus.

Então acontece o encontro da graça e da verdade, o beijo da justiça e da paz. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). O peixinho beijador beija para deixar claro o seu domínio sobre outro peixe. O beijo da justiça e da paz deixa claro que pertencemos a Jesus. O resultado é muita alegria e compreensão; muito amor e muita paz.