Sábado
16 de junho
Justificando a fé
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1, 2

Jesus morreu pelo mundo inteiro, e Sua graça está disponível a todos os seres humanos. Se esse é o caso, por que nem todos serão salvos? A fé que justifica é a linha divisória entre ser salvo e permanecer perdido. É somente pela fé que podemos nos apropriar da graça salvadora de Cristo. Mas o que é fé justificadora?

Artur Weiser escreveu: “A fé sempre é uma reação humana a uma ação divina primária.” Em outras palavras, primeiro Deus Se revela a nós, e então aceitamos Sua revelação pela fé. De acordo com Ellen White: “A fé é dom de Deus, mas a faculdade de exercê-la é nossa. A fé é a mão pela qual a alma se apodera das ofertas divinas de graça e misericórdia” (Patriarcas e Profetas, p. 431).

Em sua “Conversa à Mesa” de 16 de junho de 1539, Martinho Lutero declarou: “A fé justifica não como obra, qualidade ou conhecimento, mas como o consentimento da vontade e a firme confiança na misericórdia de Deus. Pois se a fé fosse apenas conhecimento, então o diabo certamente se salvaria, pois ele possui o maior conhecimento de Deus e de todas as obras e maravilhas de Deus desde a criação do mundo” (Luther’s Works, vol. 54, p. 359, 360).

Lembre-se: A fé sem conhecimento doutrinário leva a uma credulidade instável e sem fundamento. É como um barco sem leme no meio do oceano. Em contrapartida, a fé que se limita a tal conhecimento se torna seca e presunçosa. Gera pessoas que professam ser cristãs, com um cérebro grande e um coração vazio. Em contrapartida, a fé justificadora subentende conhecimento doutrinário correto, mas vai além desse conhecimento e chega à presença do próprio Deus, onde Jesus Cristo, nosso grande sumo sacerdote, oferece Sua graça salvadora a todo cristão verdadeiro.

Uma de nossas maiores tentações é presumir que a doutrina correta da salvação possa nos salvar. Realmente necessitamos aliar a doutrina correta sobre Cristo a uma experiência salvadora com Ele. Louvado seja Deus se você já passou por essa experiência. Se ainda não, então você pode orar como o homem que disse a Jesus: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Mc 9:24, NVI).