Ao longo da minha vida profissional na Educação Adventista, já tive a infeliz oportunidade de participar de muitas comissões de disciplina. Quando essa comissão se reúne em um colégio, em geral, o caso é grave, e o desgaste será grande para todas as partes envolvidas.
Lembro-me de um dos casos em que o aluno foi flagrado distribuindo drogas aos colegas. Ele tentou negar o fato, mas as evidências eram muito fortes, e outros colegas também confirmaram o acontecimento. Toda a situação era muito triste; por isso, eu não consegui conter as lágrimas quando os pais do garoto chegaram ao colégio e se reuniram com a comissão.
A vergonha estava estampada no rosto dos dois. O garoto também não conseguia olhar em nossos olhos. Relatamos aos pais os motivos daquela convocação. Embora eles já soubessem o que havia ocorrido, mostramos as evidências dos fatos e questionamos o aluno que, naquele momento, já não tinha mais como negar. Depois de nos pronunciarmos, perguntamos se os pais gostariam de falar alguma coisa. Esse, sem dúvida, foi o momento mais triste daquela reunião.
Após alguns segundos de silêncio, o pai pediu a palavra. Ele disse: “Estou tremendamente envergonhado neste momento e …” A sua voz embargou, e ele começou a chorar, revelando toda a dor que sentia. Sua esposa também chorava muito. Eu e mais alguns componentes da direção também não conseguimos conter as lágrimas. Aqueles pais sofreram uma vergonha indescritível como consequência das decisões erradas do filho.
O provérbio de hoje trabalha com uma das características da poesia hebraica chamada antítese. A parte final do provérbio traz uma ideia contrária ao começo. Salomão não está querendo dizer que apenas o pai se alegra e a mãe se entristece. É óbvio que ambos se alegram com as ações boas e se entristecem com as ações más dos filhos.
Todos nós somos filhos e temos a oportunidade de alegrar ou entristecer o coração dos nossos pais. Então, o que temos feito com mais frequência? Damos mais alegrias ou tristezas àqueles que passam a vida cuidando de nós?
Espero que você dê a seus pais muitos motivos para sentirem alegria.