Alguma vez você já teve que perder prova, vaga de emprego, amizades ou até relacionamentos por causa das suas convicções religiosas? Se sim, saiba que você não está sozinho. Isso não é o fim. Ao contrário, vale a pena permanecer fiel e lutar por nossas convicções. Quem age assim revela lealdade e coragem. No passado, os mártires do cristianismo manifestaram essas virtudes e permaneceram fiéis até o fim. Esses cristãos não negaram a fé, mesmo que a própria vida estivesse em risco.
Jerônimo foi um exemplo disso. Temendo a condenação da morte, por algum tempo ele admitiu a possibilidade de renegar sua identificação com a mensagem da Reforma. Porém, ele resolveu não renunciar, mesmo que isso lhe custasse a vida. E não teve outro fim. Ele foi executado no mesmo local em que João Hus entregara a vida. Jerônimo caminhou convicto em direção à morte, sem murmurar. Quando um soldado se aproximou para atear fogo por trás dele, Jerônimo exclamou: “Venha com coragem pela frente; ponha fogo à minha vista. Se eu tivesse medo, não estaria aqui” (O Grande Conflito, p. 114).
Patrick não teve que experimentar a morte em uma fogueira, como Jerônimo, ainda assim o fogo da provação testou suas convicções. Quando ele aceitou Jesus, estava noivo. Em poucos meses, viu todo o plano do casamento desmoronar. A noiva não concordou com a decisão dele. Ela queria que Patrick escolhesse entre ela e a igreja. Ele não pensou duas vezes. Ficou do lado de Jesus. A ex-noiva não conseguia entender a opção dele e questionava indignada: “Por que você escolheu essa igreja? Estava tudo bem entre nós, até você me trocar por essa igreja.” Patrick amava a noiva, mas Jesus era tudo para ele. Naquele momento, a decisão não envolvia vida ou morte, mas os princípios que conduziram a escolha dele eram os mesmos que grandes heróis da fé manifestaram.
Com consciência e lealdade semelhantes, Pedro e os demais apóstolos se mantiveram fiéis no início da igreja cristã, mesmo em face das mais severas ameaças por parte da liderança religiosa da época. Cheios de coragem e fé, os apóstolos não pararam de proclamar o nome de Jesus, ainda que fossem acusados de espalhar heresias em Jerusalém.
Quando você for tentado a negar sua fé, responda de forma convicta: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Seja um servo leal.