A cena não era nada bonita. Do meio dos sepulcros, vinha alguém correndo, gritando e, para piorar, sem roupas. Parecia mais um animal do que um ser humano. Ele aterrorizava a cidade e, por isso, era constantemente acorrentado para evitar que colocasse a vida das pessoas e as propriedades em risco. Porém, a força do mal era tão forte nele que as correntes não resistiam, e ele as quebrava.
Sua história mudou repentinamente no dia em que Jesus atravessou o mar da Galileia. “Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos seus pés e disse em alta voz: ‘Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes!’” (Lucas 8:28, NVI). Sem o mínimo de medo, ao contrário de todo mundo (inclusive os discípulos, que, a essa altura, já deviam estar correndo de volta para o barco), Jesus se colocou diante dele.
Foi nesse momento que o espírito mau disse seu nome: Legião. Essa palavra tinha que ver com uma numerosa partição do exército romano. De acordo com o Dicionário Bíblico Adventista, a legião era composta por 6 mil homens, “comandada por um legatus […] era dividida em dez coortes, sendo que cada coorte (Mt 27:27; At 10:1) era subdividida em três manípulos. Cada manípulo era dividido em duas centúrias, que eram comandadas por centuriões (Mc 15:39, 44).” O que o espírito mau queria dizer com essa expressão era que o império das trevas estava dominando com força a vida daquele infeliz e que havia muitos anjos caídos no corpo dele.
Entretanto, não existe nenhum poder no universo mais forte que Jesus. Por mais força que tenha uma pessoa, por mais impossível que pareça a resolução de uma situação, por maior que seja o obstáculo, diante de Jesus, tudo isso enfraquece. Jesus é extraordinariamente poderoso!
Foi por esse motivo que o apóstolo Paulo disse: “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo” (Romanos 8:38, 39).
Portanto, se alguma “legião” tem tentado aterrorizar sua vida, fazendo você pensar que não existe solução para os problemas que enfrenta, e, acima de tudo, tem tentado separá-lo de Deus, lembre-se do poder de Jesus e fale como Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13, NVI).