Ela estava perfeitamente adaptada a Sodoma. Gostava de viver ali e não queria sair da cidade. Retirada à força pelos anjos, olhou para trás, tornando-se um monumento representativo dos resultados do amor ao pecado e da desobediência às ordens de Deus.
Ao falar sobre a importância de estarmos preparados para sua vinda, Jesus aconselha a nos lembrarmos da mulher de Ló. O objetivo do Senhor com essa declaração é nos alertar para não sermos como essa mulher que entrou para história sem ter seu nome divulgado, mas que foi petrificada de costas para Deus e de frente para a destruição.
Sua vida terminou de forma trágica porque tomou decisões que a afastaram do Céu e a uniram ao mundo. Por sua causa, o esposo acabou permanecendo naquela cidade ímpia e distante da boa influência do tio Abraão (Patriarcas e Profetas, p. 174).
Se ela amava Sodoma, é possível que tivesse um comportamento semelhante ao dos moradores do lugar, que, segundo a Bíblia, eram ociosos, amantes do prazer e do luxo e não ajudavam os menos favorecidos. “Sodoma e suas filhas eram orgulhosas porque tinham muita comida e viviam no conforto, sem fazer nada” (Ezequiel 16:49, itálico acrescentado).
“Sem fazer nada”. Essa expressão ajuda a definir o estilo de vida dos sodomitas e, possivelmente, da mulher de Ló. Ellen White diz: “A ociosidade é a maior maldição que pode recair ao ser humano, pois o vício e o crime a seguem. Enfraquece o espírito, perverte o entendimento e contamina a vida. Satanás arma emboscadas para destruir aqueles que estão desprevenidos, cujo tempo vago lhe dá oportunidade para insinuar-se
sob alguns disfarces atraentes. Ele nunca é mais bem-sucedido do que quando vem às pessoas em suas horas ociosas” (Patriarcas e Profetas, p. 156, 157, adaptado).
Além de amante do luxo e da ociosidade, a mulher de Ló também era desobediente às ordens divinas. Os anjos que foram enviados por Deus para anunciar o
juízo sobre a cidade haviam sido claros: “Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer”
(Gênesis 19:17). “Não olhe para trás.” Essa era a ordem clara, que ela resolveu desconsiderar. O preço de sua desobediência foi alto!
A mulher de Ló tinha até saído de Sodoma, mas Sodoma não tinha saído dela. Se você não quer ficar endurecido e paralisado pelo pecado, ouça Jesus e desapegue-se desse mundo perdido. Lembre-se da mulher de Ló!