Quinta-feira
28 de maio
Liberdade
Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. 2 Coríntios 3:17

No capítulo 5 do livro de Marcos, há o relato de que Jesus e Seus discípulos estavam chegando à província dos gadarenos, e o Mestre foi interpelado por um homem possuído por um espírito imundo.

O apóstolo relata que esse homem vivia entre os túmulos daquele povoado. Vagava noite e dia, dando urros e flagelando-se entre as pedras. A tormenta que o dominava era tamanha que algemas e correntes eram despedaçadas pelo espírito maligno que nele estava.

Vendo Jesus ao longe, o homem possuído correu ao Seu encontro. Em seu âmago sabia que Aquele a quem avistava era o seu Libertador. Ele o livraria da tormenta que lhe sobrepujava a alma. Prostrando-se aos pés do Redentor, o homem de espírito imundo silenciou diante da gloriosa presença.

Jesus, conhecedor de todas as coisas do coração, sabia que o homem para quem olhava mantinha em seu íntimo o desejo da libertação daquele que o tinha aprisionado havia anos. O Senhor, com Seus olhos, não apenas viu, mas enxergou naquele homem – sujo, nu, perturbado, que tinha a morte como morada – o desejo profundo de obter aquilo que somente Ele era e é capaz de conceder: a libertação do pecado.

Com voz de autoridade, ordenou: “Saia deste homem, espírito imundo!” (Mc 5:8), livrando-o da tormenta.

Na história bíblica, o enfoque está na liberdade. Várias são as conotações. A de que mais gosto é a de origem no latim liber, ou seja, “livre”. Não existe vida digna sem liberdade. Não há como ser feliz sem que em seu interior e em sua vida haja liberdade.

Infelizmente, não é essa liberdade que a mídia e o mundo apresentam, na qual todos fazem o que querem, sem se importar com o direito ou sentimento dos outros. Falo da liberdade que provém da divindade, como a que foi dada ao homem da província dos gadarenos.

Essa liberdade, provinda dos altos Céus, força alguma pode perturbar. O sentimento de ser livre é algo que transcende o entendimento humano. O gadareno experimentou e viveu a libertação proclamada no texto-chave de hoje. Onde habita o Espírito do Senhor, ali há liberdade. E não há ansiedade, medo, fraqueza, agitação e pecado que possam perturbá-la.

Que o Espírito Santo de Deus habite em você e lhe conceda a verdadeira libertação do pecado!

Joyce Martins Ferreira