Imagine uma sociedade sem leis. Cada motorista poderia guiar seu carro na velocidade que quisesse, tendo ou não carteira de habilitação e sem nenhum controle em relação às bebidas alcoólicas. Os mais fortes poderiam invadir a casa dos mais fracos para pegar seus pertences, pois não existiriam leis de propriedade.
De alguma forma, as ideias do russo Mikhail Bakunin teriam esse tipo de resultado. Bakunin viveu no século 19 e desenvolveu a teoria política conhecida como “anarquismo”, palavra de origem grega que quer dizer ausência de poder.
Muitas pessoas tentaram implantar o anarquismo no mundo, mas ninguém obteve sucesso. O motivo é muito simples: para que haja ordem e liberdade reais, é necessário que existam regras que sirvam como parâmetro social de convivência; do contrário, é impossível viver em sociedade.
Você já deve ter percebido que uma sociedade sem leis, em vez de livre, seria, na verdade, um caos. Nós apenas somos livres para ter um celular, por exemplo, porque existe uma lei que me garante o direito de tê-lo. Sem essa lei, minha liberdade seria inexistente. Para haver liberdade real, as regras são necessárias.
O mandamento é lâmpada que ilumina o caminho. Davi escreveu: “A Tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmo 119:105). Ele acrescenta: “Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos” (Salmo 19:8).
Essa é a ideia central do provérbio de hoje. A existência dos mandamentos de Deus proporciona a oportunidade de termos clareza sobre o que é certo e errado e sobre as consequências boas e ruins de nossas decisões. Algumas pessoas estão caminhando no escuro e pensam que estão na luz.
A lei de Deus não é um muro que tira a nossa liberdade; ela é uma cerca que nos protege do mal. Se a nossa conduta estiver fundamentada nesse pensamento, a Bíblia nos garante que seremos felizes. Ao contrário do que o diabo quer nos convencer, seremos verdadeiramente livres.
Das muitas bênçãos que o Céu nos dá, a lei é uma delas. Por isso, hoje é dia de orar agradecendo a Deus por Sua lei, fazendo o mesmo voto que o rei Davi fez: “Obedecerei constantemente à Tua lei, para todo o sempre” (Salmo 119:44).