Sábado
11 de abril
Lições de um minicoelho
Tu és a nossa glória e a nossa força, e pelo Teu favor exaltas a nossa força. Salmo 89:17

Já tivemos cães e peixinhos como animais de estimação. Em 2017, minha filha usou de vários argumentos para me convencer a comprar um minicoelho. “Ele é geneticamente modificado para não ficar fedido. Ele é pequeno, não ocupa tanto espaço. É silencioso, não vai incomodar os moradores do prédio.” Foram tantos os apelos que acabei cedendo.

Hipólito (esse é o nome dele) tem me ensinado muitas lições. Considero duas delas extremamente importantes: persistência e temperança alimentar. Hipólito não desiste nunca do que quer. Se colocarmos obstáculos para que ele não alcance algo, certamente falharemos. Ele não desistirá de chegar aonde quer. É capaz de roer um bloco de espuma inteiro para alcançar a parte detrás da máquina de lavar e roer a mangueira de água. Não vai pensar duas vezes em roer os pufes que atrapalham seu trajeto até o seu cantinho predileto entre o sofá e a porta de vidro que dá para a varanda.

Por essa razão, aprendemos que precisávamos encurtar a mangueira da máquina de lavar e não deixar nada que atrapalhasse seu percurso até o cantinho do sofá. Tenho aprendido com ele que não se pode comer tudo o que se quer, mas apenas o suficiente para matar a fome. Não importa quantas folhas ou quanta ração estejam disponíveis, Hipólito vai comer apenas até ficar satisfeito. Não adianta insistir. Você pode colocar a folha mais saborosa e amada por ele bem pertinho, e Hipólito vai resistir facilmente se não estiver com fome. Uma baita lição de temperança!

Quantas vezes começamos e acabamos desistindo de uma dieta mais leve e saudável ou de praticar exercícios físicos? Quantas vezes os obstáculos nos vencem diante de um desafio no trabalho, na igreja ou na família? Quantos sonhos deixamos para trás? Abraçamos o desânimo e nos esquecemos de que Deus é maravilhoso e está pronto a nos ajudar (ver Sl 89:24, 22).

Seja qual for o seu desafio nesta manhã, não desista de suas metas. Persevere em oração. Peça a intercessão de amigos se for preciso, pois nem sempre basta a nossa vontade (Ef 6:12). Busque coragem na Palavra de Deus: “A Minha mão [a] susterá, e o Meu braço [a] fará forte” (Sl 89:21). Com uma promessa assim, como desistir?

Adriana Seratto