Quarta-feira
07 de dezembro
Língua
A língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Tiago 3:8

Não há como negar o poder da língua e das palavras. Com elas, podemos fazer o bem ou o mal, dependendo da forma como as usamos. A língua é o órgão do corpo relacionado com a fala. Na Bíblia, ela é, muitas vezes, usada como uma metáfora para palavras. É também considerada um dos músculos mais fortes do corpo humano. A pessoa que consegue dominá-la possui domínio próprio. 

A pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: “Quem consegue dominar a língua?” Para muitas pessoas, dominar animais selvagens e ferozes é muito mais fácil do que controlar esse pequeno órgão (Tg 3:7). 

O apóstolo Tiago sugere que fazemos mau uso da língua quando permitimos que ela desempenhe um papel duplo na luta entre o bem e o mal. Uma hora ela agrada a Deus; e em outra, o inimigo; uma hora ela está a serviço do bem e, em outra, pratica as obras das trevas. 

O apóstolo diz: “Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” (Tg 3:9, 10). As palavras têm o poder de produzir vida ou morte. Como Jesus ensinou no sermão do monte, as palavras podem ser assassinas. 

Ellen White lamentou: “Dói-me dizer que existem línguas desenfreadas entre os membros da igreja. Há línguas falsas, que se alimentam da maldade. Há línguas astutas, que segredam. Há loquacidade, impertinente intrometimento, insinuações hábeis. Entre os amantes da tagarelice, alguns são movidos pela curiosidade, outros pela inveja, muitos pelo ódio contra aqueles por meio dos quais Deus falou para os reprovar. Todos esses elementos discordantes estão ativos. Alguns ocultam seus sentimentos reais, enquanto outros estão ansiosos por divulgar tudo que sabem, ou mesmo suspeitam, dos males alheios” (Ellen G. White, Conselhos Para a Igreja, p. 179 [176]). 

Como você tem usado esse músculo tão importante e, ao mesmo tempo, tão perigoso? Você o tem usado para bendizer ou para maldizer? Ele tem sido um instrumento para ajudar ou para machucar as pessoas? Por que não usá-lo para louvar a Deus e espalhar a esperança? Se fizer isso, o maior beneficiado será você.