Você já percebeu como parece difícil travar um diálogo com o rei do Universo com um vocabulário tão limitado quanto o nosso? O que diremos Àquele que tudo sabe e que é o Autor de tantas maravilhas? Nossas palavras deveriam traduzir o que sentimos, mas, às vezes, sentimos muito mais do que elas podem expressar. É como se quiséssemos voar, mas descobrimos que não temos asas! É nesse instante que fazemos uso de um recurso maravilhoso: Deus nos deu o louvor para expressar o que vai além das palavras! Quando as palavras são insuficientes para descrever o que vai no íntimo, desabrocha um belíssimo sorriso de dentro da alma: o louvor!
Louvor é o ato de exaltar e glorificar a Deus com ou sem palavras. É uma manifestação de gratidão por parte do ser humano pela compreensão de tudo o que Deus tem feito em seu favor como Criador, Redentor e Mantenedor de sua vida. Por meio do louvor, travamos um diálogo afetivo com nosso Criador. Reconhecemos nossa dependência e aceitamos Sua soberania e liderança em nossa experiência. Uma vida de louvor prova que a Terra não é nosso lar final. Isso alimenta a esperança. Deus disse que devemos ser como crianças se quisermos herdar o Reino. As crianças são frágeis, sinceras e puras. É isso que o Senhor espera de nós. Ele busca a sinceridade de nossa alma, não nossos discursos escusos.
Antes de a criança aprender a falar, ela aprende a sorrir. Nessa fase, ela trava um forte relacionamento de amor e dependência com os pais sem mencionar uma palavra sequer. Independentemente de nossa idade, Deus nos quer assim: sinceros, honestos e confiantes em Seu amor, mesmo que não consigamos nos expressar plenamente.
Louvor perfeito não é necessariamente o domínio impecável das palavras. Louvor perfeito é uma vida entregue por completo a Deus. É permitir que Ele nos guie por inteiro. Louve o Senhor por meio da entrega total de Sua vida a Ele.