Qual música agrada a Deus? Se você espera uma resposta pronta, saiba que eu não tenho. Esse é um assunto complexo demais para ser esmiuçado em poucas linhas. E, pelo que percebo, essa discussão nunca chega a uma conclusão, pois envolve muitas implicações: gosto pessoal, tempo de igreja, cultura musical, etc.
No entanto, existem alguns princípios que podem elucidar um pouco a questão. A Bíblia diz: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o Seu nome” (Hb 13:15, NAA). Antigamente o adorador devia ir ao templo para ofertar a Deus. Porém, em virtude do sacrifício de Jesus, podemos oferecer um contínuo “sacrifício de louvor” a Ele, por meio de palavras e ações.
É a intercessão de Cristo que torna o louvor eficaz. É por causa Dele e por meio Dele! Sem Cristo, o nosso louvor não passa do teto – por mais sacro que seja. Ellen White declarou: “Os cultos, as orações, o louvor e a penitente confissão dos pecados sobem dos crentes fiéis como incenso ao santuário celestial, mas, ao passar através dos corruptos canais da humanidade, ficam tão maculados que, a menos que sejam purificados por sangue, jamais podem ser de valor perante Deus. Não ascendem em imaculada pureza, e a menos que o Intercessor, que está à direita de Deus, apresente e purifique tudo por Sua justiça, não será aceitável a Deus” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 290 [344]).
Devemos tomar muito cuidado ao atribuir santidade inerente àquilo que estamos cantando ou fazendo, pois, dessa forma, estamos substituindo a intercessão de Cristo por nossas próprias obras (ou méritos). Deus quer ouvir, primeiramente, a afinação do nosso coração. Precisamos aprender a adorar “em espírito e em verdade” (Jo 4:23). Em vez de discutir qual é o verdadeiro louvor, deveríamos primeiro perguntar: “Sou um verdadeiro adorador?”
Por outro lado, devemos cuidar, sim, com a linguagem musical. Deus é santo, justo e perfeito. Nosso louvor condiz com esses atributos? De qualquer modo, sigamos o exemplo das crianças, das quais provém perfeito louvor. Elas são amorosas, sensíveis e dependentes dos pais. Que o nosso louvor imite esse padrão.