A Bíblia conta que Paulo e Silas estavam indo orar e encontraram uma escrava que tinha um espírito maligno que adivinhava o futuro das pessoas. Ela passou a perturbar os dois homens de Deus por vários dias. Então Paulo ordenou que o demônio saísse dela em nome de Jesus. Por causa disso, os homens que exploravam aquela mulher conseguiram que Paulo e Silas fossem brutalmente chicoteados e presos.
Na prisão, Paulo e Silas resolveram cantar louvores a Deus. Apesar do corpo machucado, cantaram hinos porque o coração deles estava em Deus. Os dois missionários poderiam se lamentar e murmurar, mas, em vez disso, escolheram orar e louvar. Eles estavam seguros de que Aquele que os chamara não os tinha abandonado.
Ninguém espera louvor na provação. Quando louvamos em situações assim, o inimigo é surpreendido. E as pessoas à nossa volta também ficam surpresas e perguntam de onde vem a força para cantar.
E o mais incrível é que, como consequência, algo sobrenatural sempre acontece. Enquanto Paulo e Silas louvavam, de repente, houve um terremoto tão forte que as portas da prisão se abriram.
Acredito que, enquanto Paulo e Silas louvavam, os demais prisioneiros ficaram sem entender como eles conseguiam ter tanta fé naquele momento difícil. É provável que os prisioneiros tenham chegado àquele lugar esperneando e xingando, mas encontraram os servos de Jesus cantando ao Deus que está no controle de tudo. O ambiente da prisão mudou. Houve luz naquele lugar escuro, porque aqueles dois presos eram cidadãos livres de uma terra que não tem noite.
Em muitos momentos da vida, somos tentados a reclamar e até mesmo blasfemar contra Deus. A Bíblia, porém, apresenta uma saída melhor: o louvor! Muitas pessoas não vão entender como você consegue cantar, mesmo nos piores momentos. E você terá a oportunidade de falar do amor de Deus e das maravilhas que Ele fez em sua vida. Cante com alegria e louvor sobre a liberdade de Cristo em sua vida.