Sexta-feira
13 de fevereiro
Luz na escuridão – 1
A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. João 1:5

Tive a oportunidade de visitar os montes e vales do Piemonte, no norte da Itália, onde os valdenses se refugiaram para defender a verdade do evangelho em momentos sombrios durante a Idade Média. Ali visitei a antiga escola para pastores valdenses. Também entrei em sua igreja, uma construção muito simples. Antes de entrar, olhei para a parte superior da porta onde se lia a seguinte frase em latim: Lux Lucet in Tenebris, que significa “a luz resplandece nas trevas”.

O pensamento me comoveu profundamente. Os valdenses foram perseguidos e massacrados durante a Idade Média porque se agarravam ao evangelho e pregavam e distribuíam a Palavra de Deus. Em 1655, o duque de Saboia obrigou os valdenses a assistir à missa dando-lhes um prazo de vinte dias para se submeterem ou se retirarem de seus domínios. O ultimato ocorreu em meio a um inverno cruel. Mas os fiéis pregadores decidiram fugir, subindo as íngremes encostas dos vales do Piemonte, onde encontraram refúgio com seus irmãos na fé.

Em 24 de abril de 1655, às quatro da madrugada, o duque deu o sinal para que fosse iniciado o massacre. A matança foi tão brutal que causou indignação na Europa. Oliver Cromwell, governador da Inglaterra, escreveu cartas em favor das vítimas, arrecadou donativos, promoveu jejum no país e ameaçou usar a força militar para defendê-los. John Milton, o famoso autor inglês de O Paraíso Perdido, escreveu um soneto em que suplica: “Vem, oh Senhor, aos Teus santos que foram massacrados […]. Aqueles que guardaram Tua verdade tão pura do passado, quando todos nossos pais adoravam madeiros e pedras.”

A história dos valdenses conserva uma preciosa verdade. Para vencer as trevas não é necessária uma luz forte. Por mais fraca que seja, a luz brilhará em meio à escuridão. Da mesma maneira, você não tem que realizar grandes ações para permitir que a luz do evangelho brilhe em sua vida. Se sua vida é sincera e fiel à Palavra de Deus, se sua linguagem é pura, se você se recusa a falar mal dos outros, se inclina sua cabeça para orar em lugares públicos, se tem fé e alegria quando as circunstâncias são difíceis, sua luz brilhará em meio à escuridão.