Segunda-feira
28 de outubro
MÁFIA
Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi.” Gênesis 3:12

Existe um jogo de mesa chamado Máfia, também conhecido como Cidade Dorme, Vila Dorme ou Noite na Vila. É bem simples: os participantes se dividem em dois grupos, os cidadãos e a máfia. O desafio dos cidadãos é identificar os mafiosos. Participei de uma partida, e foi o suficiente para perceber a principal estratégia dos adversários. Quando algum mafioso é apontado, sua reação imediata – e principal defesa – é acusar outra pessoa. Infelizmente, no jogo da vida, as coisas acontecem mais ou menos do mesmo jeito. 

A segunda cena bíblica que contém uma fala de Adão já revela nele uma tendência que todos nós herdamos. Quando foi confrontado por Deus, ele prontamente jogou a culpa em outra pessoa – no caso, a mulher que ele mesmo havia louvado na cena anterior (Gn 2:23). De quem era a culpa? O homem empurra para a companheira, que passa para a serpente. E o bicho falante se cala. Sua missão teve êxito: em última análise, tentando fugir da confrontação divina, Adão e Eva lançavam a culpa no próprio Deus, que os fizera seres responsáveis. 

Mentira, fuga e acusação nunca consertaram nada na história humana, pois o caminho para o coração de Deus é o caminho da sinceridade. Deus não pode moldar um coração rebelde. Não pode limpar uma casa de portas fechadas nem pôr riso em um rosto mascarado. Ele não pode fazer nada por quem não somos, mas Sua onipotência toma lugar quando encontra espaço em uma vida sincera. 

Antes que Paulo pudesse declarar “pela graça de Deus, sou o que sou” (1Co 15:10), teve que gritar para o céu e para a terra: “Miserável homem que eu sou!” (Rm 7:24). E você? Quando é confrontado pelas consequências de suas escolhas, como reage? Assume sua responsabilidade ou terceiriza isso? Paga o preço pelas escolhas ou se vitimiza e contemporiza? Pare de procurar responsáveis por tudo o que acontece com você. Coloque sua vida nas mãos de Deus. Peça Dele sabedoria e força. Faça escolhas maduras, que honrem ao Senhor e abençoem muitas pessoas. Que sua luz brilhe forte, mesmo enquanto a cidade dorme.