Segunda-feira
15 de julho
Maiores e menores
O maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve. Lucas 22:26

O maior animal do planeta é a baleia-azul. As fêmeas adultas podem pesar entre 120 e 148 toneladas, e medir, em média, 26 metros. Já o gobião-anão, do Oceano Indo-Pacífico, é o menor peixe do mundo. Dois deles nadam com folga, em uma colher de sobremesa.

A maior ostra foi encontrada em 1997 no Reino Unido. Pesava quase um quilo e tinha entre 16,5 a 18,56 centímetros de largura.

O menor mamífero do mundo é o morcego craseonycteris, da Tailândia, que tem entre 2,9 e 3,3 centímetros de comprimento. Esse bichinho pesa de 1,7 a 2,0 gramas.

O crocodilo marinho, do Estado de Orissa, Índia, é o maior dentre todos os crocodilos conhecidos. Tem sete metros de comprimento (Guiness, O Livro dos Recordes, 1999).

Entre nós também há grandes e pequenos. Há os que têm maior estatura, mais dinheiro, mais força e mais poder. Diante dessa realidade, Jesus deu o conselho do verso de hoje: “O maior entre vós seja como o menor.” Sendo Ele o Mestre, pegou uma bacia e uma toalha e lavou os pés de Seus discípulos. Fez isso quando cada um pensava apenas em si mesmo.

No reino de Cristo, o mais importante, serve. O mais poderoso, ampara; o mais forte, sustenta; o mais rico, distribui. Ele inverteu a ordem estabelecida pelo demônio: quem tem poder, oprime; quem tem força, bate; quem tem riquezas, acumula ainda mais, e quem pode, manda. Jesus deu o maior exemplo. Deixou o Céu, onde tudo Lhe pertence, para vir à Terra como servo sofredor. Passou fome quando podia transformar pedras em pães; foi escarnecido quando podia ser louvado por milhares de anjos; morreu como um marginal na cruz, apesar de ter à disposição o trono do Universo.

Sei que você já ouviu esta frase: “Cada um por si e Deus por todos.” Vamos reescrevê-la: “Deus por todos e cada um pelo outro.” Essa é a forma real de viver o cristianismo, pois: “Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).