Segunda-feira
22 de julho
Manobras radicais
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder. Efésios 6:10

As façanhas dos beija-flores são um contraste com o seu tamanho. Nessa minúscula ave, o coração chega a bater 200 a 300 vezes por minuto. As asas, em algumas espécies, vibram de 50 a 70 vezes por segundo e algumas conseguem voar a cerca de 70 km/h. Diferente de outros pássaros, à exceção dos andorinhões cujas asas se articulam em torno de três juntas (espádua, cotovelo e punho), a asa do beija-flor se articula basicamente em torno da espádua. Esse formato semelhante às asas dos insetos cria possibilidades extras.

Alguns ornitólogos (estudiosos dos pássaros) o comparam ao helicóptero, mas, na verdade, o helicóptero é que se parece com ele. A estratégia de voo do beija-flor é bem mais sofisticada do que a do pássaro de ferro construído pelos homens. Em qualquer estágio do voo, o beija-flor consegue parar ou decolar. Além disso, inverte com facilidade o sentido de giro das asas e executa voos para trás. Digamos que ele esteja chegando a uma planta e percebe que deve voltar imediatamente. O beija-flor não precisa fazer um retorno complicado. Se quiser, ele engata tranquilamente uma marcha à ré e pronto.

Enquanto voa, seu coração movimenta o sangue cem vezes mais rápido do que o coração do homem. Em função dessas manobras radicais, esse pequeno pássaro cujo peso varia entre 2,4 a 5 gramas é uma usina de consumo de energia. Durante 16 horas de um dia, um hylocharis de 3 gramas consumiu 22 gramas de água açucarada e comeu 677 mosquinhas drosófilas (0,8 g). Ele comeu oito vezes o próprio peso. Para comer como um bichinho desses, você precisaria ingerir cerca de 58,9 quilos de pão em 24 horas. Para conseguir tanta comida, o beija-flor precisa sugar o néctar de milhares de flores.

Existe uma batalha espiritual invisível ao nosso redor. Por isso precisamos da força do poder de Deus. Os beija-flores procuram as flores para ter energia concentrada. Nós buscamos a Deus. Eles querem o néctar doce. Nós queremos o poder do amor, a fonte de nossa força e vitória.

Nós O encontramos na Palavra que criou a Terra e na oração que nos leva para perto Dele. Achamo-Lo no caminho, ao falar e testemunhar de Seu amor. “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder” (Efésios 6:10). Em Jesus não falta energia.