Os 11 discípulos estavam reunidos em Jerusalém e testemunhavam a respeito da ressurreição de Jesus. Segundo relatos de alguns deles, o Mestre já tinha aparecido para Simão e para dois deles no caminho para Emaús. Enquanto discutiam esses acontecimentos, Jesus apareceu entre eles. A reação imediata foi de espanto e incredulidade. Alguns O confundiram com um fantasma. Outros sentiram medo e ficaram perturbados (v. 38). Jesus, piedoso como sempre, logo fez questão de pôr fim a toda dúvida e mostrou-lhes a prova viva de Sua identidade. “Vejam as Minhas mãos e os Meus pés.” O convite foi para que não apenas vissem, mas também tocassem Suas marcas. Para que não restasse nenhuma dúvida, Jesus pediu que lhe dessem algo de comer. Serviram-lhe um pedaço de peixe assado e um favo de mel, e Ele Se alimentou na presença deles (v. 42).
As marcas nas mãos e nos pés de Jesus são sinais que materializam eternamente o sacrifício de salvação que Ele fez em favor da humanidade. São sinais de entrega e substituição. Suas mãos furadas pelos enferrujados pregos romanos são troféus de uma guerra vencida em terreno inimigo. São sinais de altruísmo. São marcas de coragem de alguém que decidiu morrer não por amigos fiéis, mas pelos próprios inimigos. “Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer” (Rm 5:7). No entanto, “Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (v. 7, 8).
Nada a não ser Seu amor poderia ter motivado essa ação tão nobre. Suas marcas são marcas de amor. Por isso Jesus fez questão de mostrá-las na primeira oportunidade que teve. Só o amor era capaz de um sacrifício tão elevado. Ellen White comentou: “Quando estudamos o caráter divino à luz da cruz, vemos a misericórdia, a compaixão e o perdão, misturados com a equidade e a justiça. Vemos no trono Alguém tendo nas mãos, nos pés e no lado as marcas do sofrimento suportado para reconciliar o ser humano com Deus” (Atos dos Apóstolos, p. 212 [333]).
Que as marcas que Jesus carrega estejam para sempre em nosso coração! Que elas sejam o motivo de nossa gratidão e entrega completa a Deus!