Após a desobediência, Adão e Eva imaginaram que alcançariam uma condição mais elevada de existência. Agora, diante da lembrança de seu pecado, encheram-se de terror. Nunca haviam se assustado com a voz de Deus. Agora experimentavam uma intuição de pecado, um terror pelo futuro, uma nudez de alma. Sem a veste de luz que os rodeara, sentiram-se nus, envergonhados, expostos e vulneráveis. Então providenciaram cobertura.
Sentimentos até então desconhecidos os surpreendiam. Algo novo e de consequências terríveis havia feito a diferença. Deus, cujas visitas eram antes tão estimadas, lhes pareceu uma ameaça.
Medo, culpa e vergonha – o casal agora percebia claramente o verdadeiro caráter do pecado. Além da autoculpa, Adão censurou Eva por haver se separado dele, deixando-se enganar pela serpente. Satanás batia palmas. Fizera Eva desconfiar do amor de Deus, duvidar de Sua sabedoria, e transgredir a Sua lei, ocasionando a derrota de Adão.
Medo, culpa e vergonha – até hoje Satanás tenta os filhos de Deus. Então os oprime, tornando-os reféns desses sentimentos.
Ele usa incrédulos para difundirem a ideia de que medo, culpa e vergonha são frutos de uma convenção, e não do pecado. Usa nossa natureza caída para distorcermos os fatos e ficarmos presas a culpas, medos e vergonhas; ou seja, sentimentos ilegítimos. Também usa o cristianismo distorcido que mostra um Deus punitivo, pronto a desferir golpes nos filhos desobedientes.
Vagando de um extremo a outro, desesperadas pela dor na alma, muitas pessoas sucumbem em completa descrença, afastando-se e se escondendo, ou culpando alguém pela situação, ou buscando, em vão, nos remédios, a solução.
O pecado trouxe consequências nefastas, mas a graça abundante e escandalosa de Deus é maior do que o medo, a culpa e a vergonha.
Você se sente oprimida por esses sentimentos? Se forem consequência de seus atos de afastamento de Deus, você reconhece que O desagradou? Então aproprie-se do perdão divino. Toda dor que você possa estar sentindo, o Filho de Deus já sentiu muito mais por você! Aceite a graça maravilhosa que a purifica de qualquer pecado e é capaz de aliviá-la de qualquer medo, culpa e vergonha. O Espírito Santo inundará você de paz, coragem e alívio.