Quarta-feira
13 de setembro
MEDO OU TEMOR?
No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo. 1 João 4:18

Você tem medo de alguma coisa? Conseguiria listar nos dedos da mão os tipos de medo que possui? Algumas pessoas têm mais do que dez. A lista vai desde o medo de falar em público (glossofobia) até o medo de altura (acrofobia). 

Essa é uma reação natural do ser humano em sua condição pecaminosa. Sentimos medo quando estamos em situações ameaçadoras ou em contextos de insegurança. Nessas horas, o cérebro libera substâncias que fazem o coração disparar, a respiração fica ofegante e os músculos se contraem. É como se o corpo estivesse se preparando para fugir. 

Os psicólogos dizem que existe diferença entre medo e fobia. O medo é um mecanismo de proteção natural que nos mantém vivos. Já a fobia é um medo desproporcional, exagerado, que afeta a rotina da pessoa. A palavra “fobia” vem da expressão grega phobos, que significa “pânico”, “susto”, “temor”. Você tem fobia de algo? 

Infelizmente o pecado afetou nossas emoções e trouxe o medo como o seu carro-chefe. Sentimos medo da rejeição, medo de insetos, medo do escuro e até medo de Deus! Ao pecar, Adão disse: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gn 3:10). Será que Deus deseja que sintamos medo Dele? 

A Bíblia responde que não. Em nosso relacionamento com Deus, devemos ter temor, não medo. O termo grego que frequentemente aparece em ligação com temor é sebomai, que significa “respeitar”, “reverenciar”, “adorar”. Esse sentimento tem mais a ver com uma atitude de respeito pela autoridade divina do que com medo. 

Lembremos que a Bíblia apresenta muitas vezes a expressão “não tema”. Há quem diga que essas duas palavrinhas aparecem juntas 366 vezes no texto sagrado, uma para cada dia do ano – até dos bissextos! Esse recado de Deus nos traz conforto, elimina as preocupações e faz com que o nosso coração bata na frequência normal. 

Como você tem se relacionado com Deus? Tem medo Dele ou respeito por Ele? Durante as atividades deste dia, pense em sua atitude para com Seu Pai celestial. Entre ter medo e temor, prefira a segunda opção, afinal, “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111:10).