Durante três anos, Jesus falou aos discípulos sobre a natureza do reino que viera estabelecer. De maneira clara, revelou que tinha vindo ao mundo para morrer em favor da humanidade. Entretanto, eles estavam entendendo outra coisa. Nunca existirá um professor melhor que Jesus. O problema não estava com a explicação, mas com a mente dos alunos.
De tanto repetir e eles não entenderem, Jesus chegou a dizer: “Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, Ele ensinará toda a verdade a vocês” (João 16:12, 13).
A mente dos discípulos estava tão condicionada a pensar no messias como um libertador militar que não adiantaria, naquele momento, Jesus insistir com a verdade. Era preciso que algo muito forte ocorresse para que eles entendessem.
A terrível decepção com a morte de Cristo abalou as estruturas deles e os deixou confusos, amedrontados e sem saber para onde ir. No entanto, esse cenário aparentemente ruim abriu uma fresta na mente dos discípulos para que eles pudessem assimilar as verdades que Jesus estava tentando ensinar desde o início de seu ministério.
Para abalá-los ainda mais, Jesus resolveu entrar, sem passar pela porta, na casa em que eles estavam escondidos. Abismados e cheios de medo, eles achavam que se tratava de um fantasma. Porém, o Senhor permitiu que eles o tocassem e participou de uma refeição, provando que era Ele mesmo. Na sequência, “soprou sobre eles e disse: – Recebam o Espírito Santo” (João 20:22, 23).
Foi nesse contexto que “Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas” (Lucas 24:45). Como resultado: “Os discípulos começaram a perceber a natureza e a extensão de sua obra. […] Os acontecimentos de sua vida, morte e ressurreição, as profecias que indicavam esses acontecimentos, a santidade da lei divina, os mistérios do plano da salvação, o poder de Jesus para remissão dos pecados – de todas essas coisas eram eles testemunhas, e deviam dá-las a conhecer ao mundo” (O Desejado de Todas as Nações, p. 805).
Com a mente aberta por Jesus, os apóstolos revolucionaram o mundo. Deixe Cristo soprar o Espírito Santo sobre você hoje, e sua cabeça vai se abrir para enxergar a vida como Deus a enxerga.