Quarta-feira
13 de fevereiro
Mergulho profundo
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

Mais de 90% da água de nosso planeta está nos oceanos. O maior deles, o Pacífico, cobre 1/3 da Terra. Sua parte mais profunda, nas ilhas Marianas, a leste do Havaí, atinge cerca de 11 mil metros. Esse mundo líquido abriga bichos de todos os tamanhos e formas. O náutilo é parente das lulas, só que é revestido por uma concha, sua proteção natural. Para nadar, esse molusco utiliza um sistema de propulsão a jato. Sua concha tem uma espécie de sifão, por onde a água é bombeada para fora do corpo. Esse movimento produz jatos fortes que pressionam a água ao redor do bicho, fazendo-o se movimentar.

Como um submarino, o náutilo é capaz de flutuar ou afundar, bastando aumentar ou diminuir o volume de ar em sua concha. Vez ou outra, ele sobe à superfície, mas gosta mesmo é de viver em águas profundas, onde costuma caçar. Se uma tempestade cai, o náutilo muda a pressão nas câmaras de sua concha espiralada e mergulha a 500 metros de profundidade para se proteger.

Da mesma forma que o mergulho do náutilo o salva da fúria das ondas, o batismo em Cristo também nos salva da fúria do inimigo. A água faz parte da religião de muitos povos. Pelo menos uma vez na vida, os indianos vão a Varanasi, cidade situada às margens do rio Ganges. Seminus, eles mergulham naquele rio, bebem de sua água, rezam e se oferecem a ele. Banhar-se nas águas do poluído rio Ganges dá um sentimento de liberdade aos indianos.

Para nós, o batismo nas águas também encerra um sonho de liberdade, pois ao mesmo tempo que simboliza a morte para o pecado, simboliza também a ressurreição para a vida. Não é o ato de ser ou não batizado que determina a salvação. Jesus disse: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito” (João 3:5). A justiça de Jesus em nossa vida determina nossa salvação e nos faz sentir o desejo de dar esse mergulho.

Se você ainda não foi batizado, talvez esteja pensando sobre isso agora. É a decisão mais importante de sua vida, e você mesmo é quem deve tomá-la. Para isso, basta aceitar que Jesus morreu por seus pecados e que virá à Terra outra vez para buscar você. Seu mergulho será mais profundo do que o mergulho do náutilo. Você vai mergulhar no profundo oceano do amor de Deus e viver uma vida nova.