Domingo
27 de junho
Metas para a vida
Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

Uma das fases mais desafiadoras de nosso desenvolvimento é a juventude. Nesse período, olhamos para o futuro e traçamos metas como: que faculdade cursar, que carreira seguir, com quem se casar, que amizades nutrir, onde morar, enfim, decisões que envolvem as principais áreas da vida.

Esses objetivos são legítimos e não há problema em buscar a melhor maneira de alcançá-los. Contudo, para o jovem cristão, mais do que pensar nessas metas, é preciso considerar qual lugar damos a Deus enquanto lutamos por elas. Não devemos nos iludir com as conquistas meramente humanas: o poder passa, o dinheiro acaba, a posição muda, a beleza se vai e nós envelhecemos. Mas os tesouros que acumulamos no Céu permanecem para sempre.

Nesse sentido, devemos estabelecer também metas espirituais como: crescer em Cristo, ter uma família alicerçada na Palavra de Deus, ser um missionário onde estiver e permanecer fiel apesar da imoralidade e decadência que permeiam a sociedade. Jesus Se manteve fiel ao propósito de Sua vida. Jamais perdeu o foco. Suas ações nunca discordavam de Seus princípios. Esse é o modelo que devemos seguir.

Não importa sua idade: você é responsável por suas ações e decisões. Por isso, lembre-se do que o apóstolo Paulo escreveu: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gl 6:7, 8). Portanto, faça uma boa semeadura, a fim de ter uma boa colheita. Invista nos valores espirituais e seja esforçado na busca por seus propósitos pessoais. Deixe Cristo conduzir sua vida, e você experimentará o sucesso verdadeiro. Unicamente se andarmos nos caminhos de Deus teremos a segurança de uma vida próspera e feliz.