Quinta-feira
17 de novembro
Meu discurso
Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Provérbios 3:6

Quando pensei que estava tudo sob controle, fracassei terrivelmente. Se você passou por algo semelhante, pode se identificar com essa situação.

Alguns anos atrás, eu pertencia a um clube onde estávamos aprendendo a falar em público e a organizar palestras. Eu estava indo muito bem dentro do meu nível. Então chegou minha vez de falar em público, e o assunto que eu havia escolhido era construção de pontes. Eu até usaria macacão, serrote, martelo…

Pratiquei meu discurso na frente do meu esposo e consegui fazê-lo dentro do tempo exigido de cinco a sete minutos. Durante o discurso, planejei mostrar fotos ampliadas de como a tecnologia de pontes avançou ao longo dos séculos, da Idade da Pedra aos tempos modernos. Eu iria impressionar a audiência com o meu conhecimento e a minha imaginação. Eu seria melhor do que o Ed, o cara que sempre ganha o troféu de Melhor Discurso! Quando é a vez dele de avaliar algum discurso, ele fala exatamente o que você fez de errado, o que, obviamente, é o objetivo daquela organização. Eu não gostava do Ed.

Arrasei na minha entrada, e as pessoas riram, aprovando. A abertura do meu discurso também foi boa. Então, a primeira foto caiu no chão. Eu a peguei de volta e continuei. Logo percebi que as palavras não coincidiam com os cartões das fotos. De alguma forma, eu me distraí e as tirei da ordem correta. Quando eu já tinha apresentado três quartos do meu discurso, meu tempo já estava quase acabando. Havia somente 30 segundos, e eu não tinha acabado ainda. E agora? Rápido, mais rápido, pula essa parte, essa também…

Você acertou. Eu não ganhei o troféu, e o Ed foi cruel, mas tirei lições valiosas daquela experiência. (1) Não pense que você é mais inteligente do que realmente é. Não seja demasiadamente autoconfiante. (2) Seja cautelosa ao pensar que você será melhor do que outra pessoa. (3) Nem passou pela minha cabeça de apresentar essa questão a Deus, e isso só me ocorreu no dia seguinte. Completamente sozinha, eu havia praticado e planejado ser a melhor, mas falhei.

Deus deve ser o centro de tudo o que fazemos. Meu discurso foi bom, mas me orgulhei na apresentação e fiquei envergonhada do resultado. Da próxima vez, quero incluir o Senhor em qualquer situação, seja em meu discurso, trabalho, férias ou simplesmente em minha rotina do dia a dia.

Vidella McClellan