Jerônimo foi o primeiro tradutor da Bíblia, do grego e do hebraico para o latim. Nesse trabalho, dedicou vários anos, até completar a chamada Vulgata editio, ou seja, a “edição para o povo”, oficializada no Concílio de Trento.
Nascido em 347, onde hoje é a Croácia, o filho único herdou a fortuna dos pais, investindo-a nos estudos.
Tinha um temperamento forte. E, na busca por autodomínio e penitência, passava longos períodos de orações e jejuns no deserto. Descobriu o gosto pelo estudo das Sagradas Escrituras, tornando-se um doutor em Teologia.
Em 382, o papa Dâmaso o chamou como seu secretário particular, incumbindo- o de traduzir a Bíblia. Por intrigas do meio romano, ao final do verão de 388, ele se retirou para Belém, com uns poucos amigos, onde abriu uma escola que abrigava peregrinos e refugiados. Lá viveu 40 anos, como monge, completando a tradução bíblica, estudando e escrevendo. Morreu em 420, aos 73 anos.
Abaixo da Igreja da Natividade, em Belém, há uma gruta onde fica sua tumba original. No espaço pequeno de seu escritório, uma guia árabe partilhou conosco esta história:
Jesus aparecendo a Jerônimo, pediu-lhe um presente. Ele respondeu: “Meu Jesus, dou-Lhe minha solidão no deserto!” E Jesus replicou: “Eu lhe agradeço, Jerônimo! O que mais?” “Eu lhe dou meu jejum, minha fome, minha sede”, Jerônimo respondeu. Jesus continuou pedindo e Jerônimo lhe ofereceu vigílias, orações, a tradução da Bíblia… Não sabia mais o que oferecer. E Jesus perguntou pela última vez: “O que tem ainda para me dar, Jerônimo?” Ele estava frustrado. Parecia que ao Senhor não bastava sua impressionante lista de sacrifícios e penitências.
Amorosamente, Jesus lhe disse: “Jerônimo, Eu quero algo simples para você, mas grande para Mim. Você se esqueceu de me dar seus pecados!”
Jerônimo listou para Jesus suas realizações. Não lhe veio à mente que a única coisa que podemos de fato oferecer a Deus são nossos fracassos, culpas e pecados. Todos os nossos grandes feitos estão marcados por orgulho, são como trapo imundo. E são nossas necessidades que nos recomendam a Deus.
Você está disposta a oferecer a Jesus seus pecados para que Ele a perdoe e encha sua vida de alegria?