A migração é um dos fenômenos mais estudados do mundo animal. Se ocorre com insetos, o assunto fica mais palpitante ainda. É o caso da borboleta-monarca. Ela ganhou esse apelido porque as suas cores – negro e alaranjado – são iguais às do brasão da Casa de Orange, que reinou na Grã-Bretanha. Aparentemente frágil, esse pequeno inseto que não passa de 10 centímetros com a asa aberta, faz viagens de quatro mil quilômetros de distância. Quando o inverno chega, ela deixa as regiões frias da América do Norte e voa para o México e regiões da América do Sul.
No inverno, as monarcas entram em estado de semi-hibernação. Em 1976, inúmeras delas foram encontradas em um vale, no México, a três mil metros de altitude. Em um espaço de 1,5 hectare calculou-se a presença de 14 bilhões de borboletas.
Enquanto viajam, elas voam incansavelmente sobre o oceano, só parando para se alimentar e depositar seus ovos em alguma planta. Biólogos que as monitoraram descobriram que, em um só dia, a monarca cobre distâncias de 130 quilômetros.
Nós também estamos migrando. A rota não é o México ou um continente menos frio. Não estamos buscando apenas um clima mais agradável. Nosso destino é o reino de nosso Pai, onde Jesus está preparando um lar para nós.
O caminho para o lar é Cristo e só com Ele nos mantemos na rota. Muitas vezes corremos o risco de escolher outros caminhos para chegar ao lar, somente para perceber depois que nossa sabedoria e força são impotentes para isso.
Quem deseja alcançar ideais precisa continuar. Significa ser constante, perseverar, ter paciência e aproveitar bem o dia, sem perder a esperança. Antes de cursar o nono ano, você precisa fazer o caminho do sexto, do sétimo e do oitavo ano. Graças a Deus, o amanhã está nas mãos Dele e o dia de ontem já ficou para trás. Somos donos apenas do agora.
Normalmente, as monarcas fazem viagens de ida e volta. Muitos dos insetos adultos, porém, ficam no meio do caminho. Morrem de fome ou são vítimas de predadores e tempestades. Mas elas não param. Continuam buscando o calor do sol. Continue com Jesus, andando, orando, pulando, lendo a Bíblia, correndo ou voando. Com Ele, você não fica no meio do caminho.