Quinta-feira
15 de agosto
Mina de ouro espacial
Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu [...] A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro. Apocalipse 21:2, 18

Eros é um dos maiores asteroides conhecidos entre os que têm órbita próxima da Terra. São 33 quilômetros de diâmetro. A grande novidade a respeito desse asteroide é o material de que é feito. Uma nave não tripulada se aproximou dele e realizou o estudo mais minucioso já feito em uma pedra dessas. O robô descobriu que Eros é uma mina espacial de metais preciosos. Já se sabe que nessa montanha cósmica existem, entre outros materiais, platina, zinco, prata e ouro.

O principal componente de Eros é rocha, restando apenas 3% de sua estrutura em metais. Só de ouro, um cálculo inicial fixou a quantidade em 20 bilhões de toneladas. Os depósitos dessa mina voadora já foram estimados em 36 bilhões de dólares e já começaram a aguçar a ambição dos homens aqui embaixo. Não sabemos quanto ouro existe vagando pelo espaço. Mas não é pouco. Esse metal, que aqui na Terra coloriu a ambição e tirou a vida de milhões de seres humanos, existe em quantidade inimaginável no Universo criado por Deus.

No período colonial, entre os séculos 18 e 19, todo o ouro levado para fora de nosso país, via Portugal, foi calculado em cerca de três mil toneladas. Isso não chega sequer a arranhar o ouro de Eros. Além de resistente à corrosão atmosférica e a ácidos tão fortes como o clorídrico, o ouro tem duas outras qualidades que o tornam especial: a dureza e a maleabilidade. Ele pode ser laminado à espessura de um mícron (uma parte de um metro dividido em um milhão de pedacinhos).

Eros é fichinha diante da montanha de ouro que Deus trará na terceira vinda de Cristo. Não é possível saber o peso da nova Jerusalém, mas a Bíblia diz que a cidade tem 12 mil estádios de perímetro. O estádio é uma medida antiga que pode corresponder a 183 metros. A cidade tem quatro lados, cada um com 529 quilômetros, ou seja, cada lado é aproximadamente 100 quilômetros maior do que a distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Imagine-a construída em ouro puro 24 quilates, e tão brilhante quanto o vidro. Ainda não sabemos tudo sobre a Cidade de Deus, mas uma coisa é certa: na nova Jerusalém haverá lugar para todos os que quiserem. Deus não deixará de fora ninguém que tenha esse desejo. Vamos nos encontrar lá.