Domingo
15 de janeiro
Mister simpatia
Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele. Lucas 2:52

Existem pessoas que a gente gosta facilmente: carismáticas, bondosas, sorridentes, prestativas e amáveis. É muito bom estar perto de pessoas assim. Jesus era desse jeito, inclusive na adolescência. O fato de Ele não pular as etapas da vida nem estagnar seu crescimento era uma das causas de sua simpatia.

É muito ruim o relacionamento com pessoas que têm atitudes não compatíveis com a faixa etária. Alguns querem ser mais do que a idade permite; outros infantilizam sua postura e tentam fugir das responsabilidades que o crescimento impõe. Na adolescência, duas críticas comuns são: “Ô, vê se cresce!” Quem diz isso está identificando alguma infantilidade. E a outra é: “Esse aí se acha!” Essa frase sugere que o indivíduo está, de alguma forma, pulando etapas da vida e se comportando como alguém acima de sua faixa etária.

Não foi assim com Jesus. À medida que crescia fisicamente, ele se desenvolvia também nos outros aspectos da vida. Porém, convenhamos: isso não é coisa fácil para a maioria das pessoas, especialmente na adolescência. Nessa fase, estamos no meio do caminho entre a infância e a fase adulta. É muito comum, nesse período, sonharmos com as vantagens de ser adulto, mas rejeitarmos as responsabilidades.

O segredo de as pessoas gostarem tanto de Jesus na adolescência era o fato de Ele saber onde estava a fonte do crescimento. O texto diz que Jesus crescia em sabedoria. Essa palavra inclui o relacionamento com Deus e o conhecimento prático de coisas importantes da vida. Quando aprendemos a respeitar o Senhor e obedecer-lhe, manifestamos essas virtudes também em relação aos outros.

Além disso, quem cresce em sabedoria sempre tem um bom assunto para conversar. É bom estar ao lado de quem fala palavras agradáveis, sensatas e inteligentes. A partir da adolescência, os temas da vida vão ficando cada vez mais complexos: futuro, namoro, sexualidade, trabalho, etc. É preciso crescer em sabedoria para ter boas opiniões sobre esses temas e não boiar na vida.

Se você deseja ser simpático como Jesus, siga o exemplo dele. Permita que seu cérebro e coração cresçam na proporção de seu corpo. Ao mesmo tempo, cuidado para não “crescer” demais e parecer chato. Tenha em sua vida o respeito e a obediência a Deus. Assim, você vai saber como lidar com as pessoas.