Sábado
17 de março
Modelo
Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento. Provérbios 5:1, 2

Ao começar uma nova série de conselhos, Salomão usa uma introdução semelhante às anteriores; porém, com um elemento novo. O sábio aponta para si mesmo como exemplo de sabedoria e bom discernimento. Como ele, todo cristão pode e deve ser um exemplo para outros.

Você é jovem e pode estar se perguntado como poderia ser exemplo. O próprio Paulo nos ajuda a responder a essa questão quando aconselha o jovem Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12, ACRF).

Um jovem pode não conseguir ser um exemplo de experiência, mas tem toda possibilidade de ser exemplo em outras áreas, e o conselho de Paulo as expõe. A primeira é na palavra. O estudo da Bíblia trará respeito ao jovem. Sempre haverá respeito para um estudioso da Palavra.

A segunda área em que ele deve ser um exemplo é no “trato”, ou seja, no seu modo de agir. Quando o jovem busca proceder de acordo com as recomendações divinas, ele poderá ser um exemplo para os mais velhos.

A terceira área apresentada por Paulo, na qual o jovem deve ser um padrão, é o amor. Tenho um amigo que gosta de dizer a seguinte frase: “Nada resiste ao amor.” Isso é uma verdade. Nesse texto, Paulo fala do amor ágape, o amor incondicional. Os jovens que seguirem esse caminho também poderão ser imitados.

A quarta área em que o jovem deve ser padrão é a fé. Essa fé é a indestrutível fidelidade a Deus, custe o que custar. Os jovens precisam se manter firmes mesmo quando estão sob pressão.

Paulo fala ainda de ser padrão na pureza. Nesse contexto, devemos entender pureza como o cumprimento cuidadoso das questões religiosas. O senador romano Plínio escreveu a Trajano a respeito dos cristãos na Bitínia: “Costumam não jurar, não cometer furtos, nem roubos, nem adultério; não faltar à sua palavra; não negar uma promessa que se têm feito quando são chamados a responder por ela.” Esse tipo de pureza gera em qualquer pessoa, de qualquer idade, o respeito.

Se você seguir o padrão bíblico, ganhará o respeito dos amigos, dos pais e de todos aqueles que convivem com você. Siga o modelo de Jesus e assim poderá dizer como Salomão e Paulo: Siga meu exemplo, pois eu imito a Cristo.