Só há duas opções quando o assunto é vida espiritual e destino eterno. Na Bíblia encontramos muitos exemplos: caminho estreito ou caminho largo, joio ou trigo, ovelhas ou bodes, justos ou injustos, salvos ou perdidos. Não há como pertencer aos dois times ao mesmo tempo. No entanto, no Apocalipse surge uma imagem nova. Na sétima carta escrita por João e enviada à igreja de Laodiceia, a mensagem de Jesus é que os crentes ali pertencem a um inédito terceiro grupo. Não são frios nem quentes. São mornos.
Esta é também a descrição da igreja cristã no final da história. Laodiceia simboliza o povo de Deus nos últimos dias, antes da volta de Jesus. Sendo assim, é um recado do Céu para nós. Mornidão é o retrato de quem não possui o fogo do primeiro amor, mas também não está completamente entregue à apostasia. Morno é o cristão que vive uma experiência medíocre. Vive de aparências. É superficial.
Mornidão tem a ver com dubiedade. Quando comparado ao frio, o morno parece quente. Mas, se a referência for o quente de verdade, o morno parece frio. O crente morno é quase indecifrável. Na igreja parece quente. Em casa parece frio. No pequeno grupo, certeza que é quente. No trabalho, só pode ser frio. É uma constante mentira. São pessoas que vivem posando de piedosas, mas são hipócritas. Têm vida dupla. São indecisas. Vivem um “me engana que eu gosto”, um teatro gospel. Mas a Bíblia deixa claro o que Deus faz com gente assim: Ele vomita. Deus não suporta essa farsa porque mornidão é a pior propaganda da religião. Há mais esperança para quem é frio e reconhece este fato do que para quem é morno e pensa que está tudo bem.
O que o termômetro da vida cristã aponta sobre sua situação atual? Você vai à igreja, ora, lê a Bíblia e até jejua algumas vezes, mas sente que falta fervor? Alguma vez chegou a pensar que a caminhada com Jesus deveria ser mais do que tem sido até aqui? Talvez seja o Espírito Santo convidando você a sair da mornidão. Lembre-se de que você só tem uma vida para viver nesta Terra. Só tem uma história para escrever com Jesus neste mundo. Então escolha o extraordinário e viva intensamente o que Ele planejou para você.