Sexta-feira
25 de dezembro
Morno ou quente?
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele Comigo. Apocalipse 3:20

Namorei e fiquei noivo no internato. Minha noiva terminou a faculdade dela, e eu tinha mais um ano de estudos pela frente. Ficaríamos longe um do outro, numa distância de mais de mil quilômetros. Combinamos que ambos escreveríamos uma carta para o outro todos os dias. E de fato fizemos isso. Cada um de nós tem pelo menos 500 cartas guardadas até hoje. Elas contam parte de nossa história de amor.

Em nome de Jesus, João escreveu uma carta para cada uma das sete igrejas da Ásia Menor. Cada igreja representa um período da história do cristianismo. Todas as cartas têm mais ou menos a mesma estrutura. Elas têm apresentação, elogio, repreensão, conselho e promessa. Contém declarações de amor de Deus para Seu povo.

Em minha opinião, a mais apaixonada é a de Laodiceia. Esse nome vem da junção de duas palavras gregas: laos, que quer dizer “povo”, e dikaios, que significa “juízo”. Então, Laodiceia significa “juízo do povo” ou “povo do juízo”. Profeticamente, o período dessa igreja começou em 1844 e vai até a volta de Jesus. Em 1844, teve início o juízo investigativo.

Jesus disse que Laodiceia estava a um passo da eternidade, mas dormia em sua mornidão e indiferença. Portanto, trata-se de uma igreja acomodada e satisfeita consigo mesma. E o Eterno não suporta essa situação.

A igreja de Laodiceia é a minha igreja hoje. A juventude dessa igreja é a minha juventude. É a nós que o Senhor está repreendendo com lágrimas nos olhos. Não me lembro de nenhum momento em minha vida cristã em que eu tenha me sentido frio. Houve vários momentos em que me senti quente, com uma experiência viva com meu Jesus. Mas, na maior parte do tempo, confesso que me senti morno, fazendo mais do mesmo sem que a chama da verdade estivesse brilhando no coração. Essa condição é confortável, porém terrivelmente perigosa.

Em Seu forte apelo, Jesus está batendo à porta de nosso coração. Ele está do lado de fora. Algo muito errado está ocorrendo dentro; por isso, Ele quer entrar. Atenda às batidas Dele. Deixe-O entrar e desfrute Sua companhia. Eu garanto a você: depois da entrada Dele, nada ficará igual!