Silêncio ensurdecedor. Doce veneno. Guerra pacífica. Instante eterno. Sem querer querendo. Morto-vivo. O que essas expressões têm em comum? São classificadas como oximoros, uma figura de linguagem que coloca palavras de significados opostos lado a lado, criando um novo sentido na expressão, muitas vezes irônico.
O texto de hoje tem uma espécie de oximoro. Você consegue identificá- lo? Se você falou “sacrifício vivo”, acertou! Perceba que essa é uma combinação de duas palavras de sentido quase oposto. Para ser sacrifício tem que estar morto. O que será que o apóstolo Paulo quis dizer?
Na época do Antigo Testamento, quando um israelita cometia um pecado, devia levar um animal até o santuário a fim de ser sacrificado como oferta ao Senhor. O pecador impunha as mãos sobre a cabeça da vítima, confessava o seu pecado e, em seguida, a imolava (Lv 4:27-29). O animal era, então, queimado sobre o altar de holocaustos.
Paulo fez uma comparação entre os sacrifícios do Antigo Testamento e a vida do seguidor de Jesus. Assim como os animais mortos representavam uma completa consagração ao Senhor, precisamos nos render todos os dias no altar da submissão e da entrega a Ele. Foi isso que Jesus quis dizer em Lucas 9:23: “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue- se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-Me.” Viver por Jesus significa morrer todos os dias para o eu, isto é, para a loucura de tentar viver sem Deus.
Você está sobre o altar ou ainda está buscando independência de Jesus? Você teria condições de dizer: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”? (Gl 2:20). Talvez o texto de hoje esteja sendo lido por um jovem que teima em sair do altar do Senhor, assistindo a séries de ocultismo, terror e violência. Ou, quem sabe, para um jovem viciado em vídeos de imoralidade. É hora de você viver inteiramente para Jesus. Peça para Ele extirpar o pecado que ainda habita em sua vida. Apenas assim você apresentará um culto racional, santo e agradável a Deus. Aceita o convite para ser sacrifício vivo?