Nossa vida está em constante mudança. Se você pensar em sua história, dividindo-a em períodos de três ou quatro anos, verá que muita coisa pode mudar em pouco tempo. Desde que nascemos até os três anos de idade, aprendemos a reconhecer pessoas, andar, falar e até controlar o intestino. Mais quatro anos e já estamos na escola, lendo, conhecendo pessoas novas e um mundo além do nosso. Quatro anos adiante, e nosso pensamento se torna mais abstrato, somos mais responsáveis e conhecemos melhor nossos sentimentos. Assim as mudanças vão acontecendo e dando forma à nossa história. Em meio a tudo isso, exercemos nossa capacidade de decisão.
O que aconteceu até aqui pode ter sido bom ou ruim. O que mais importa, porém, é a resposta que você dá às surpresas da vida. É isso que firma sua identidade. Embora as mudanças sejam certas, podemos contar com um Deus que não muda. Seus princípios são eternos, e Ele está interessado em que andemos em Seus caminhos, porque isso é o que vai moldar nosso caráter.
Nesse sentido, é imprescindível que firmemos nossas decisões na Bíblia, o único manual seguro de instruções para a vida. As Escrituras dizem que “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2:52). Enquanto crescia, Jesus teve que lidar com as mudanças e a pressão que elas impunham sobre Ele. Contudo, a forma sábia com que reagia às transformações agradava as pessoas e a Deus.
Aproveite as mudanças da vida para amadurecer espiritualmente. Estudar a Bíblia, orar, posicionar-se diante de algumas situações dependendo totalmente de Deus, sensibilizar-se para ouvir a voz do Espírito Santo, colocar em prática as virtudes cristãs e os dons espirituais que recebeu, tudo isso faz parte do crescimento espiritual. E para crescer plenamente seguro, recebendo a aprovação de Deus e dos homens, é preciso querer, provar e ver que o Senhor é bom!