A Ilha das Lágrimas é um memorial construído na cidade de Minsk, em Belarus, em homenagem aos soldados da antiga União Soviética que morreram na Guerra do Afeganistão, na década de 1980. No centro da cidade, encontra-se um pequeno templo adornado por estátuas que representam mães e irmãs dos combatentes mortos. O realismo das esculturas impressiona. Dá para ver nitidamente a sensação de dor e angústia na fisionomia dos parentes, enquanto eles seguram os pertences dos filhos.
Nas paredes da capela, estão afixadas listas de soldados que morreram no combate. Seus nomes estão decorados por coroas, sinos e dedicatórias comoventes. Em frente ao templo, ainda pode ser vista a estátua de um anjo que chora por não ter conseguido salvar mais soldados naquela guerra inútil e sem sentido.
Esse monumento da Ilha das Lágrimas é uma miniatura do que acontece em nosso mundo marcado pelo conflito entre o bem e o mal. Aqui nós lutamos, caímos, choramos e nos despedimos daqueles que amamos. É uma batalha que tem implicações eternas.
O apóstolo Paulo escreveu que estamos no palco dessa guerra e, inclusive, somos contemplados por anjos e seres humanos. A palavra grega para “espetáculo” é theatron, da qual deriva o termo “teatro”, que se refere tanto ao local de apresentação quanto ao objeto em exibição. Em outras palavras, Paulo afirmou que participamos do teatro da vida real, apresentado a todos os seres do Universo. Nessa peça, não há roteiro nem script, mas cada um escreve seu próprio enredo.
Como você reage ao saber que seres invisíveis olham para você neste momento? O fato de os anjos de Deus conhecerem suas lágrimas, tentações e alegrias traz conforto para você? A Bíblia diz que eles são “espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1:14). Eles nos acompanham, protegem e registram tudo que fazemos (Sl 34:7; 91:11; Ml 3:16).
Neste mundo marcado por lágrimas, Deus está fazendo de tudo para salvar você. Ele providenciou os meios para que o espetáculo tenha um final feliz. O Personagem principal dessa história – Jesus Cristo – um dia enxugará dos nossos olhos toda lágrima (Ap 21:4).