Sexta-feira
21 de julho
Mundo
O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Marcos 8:36

Minha esposa é daquelas que, como eu, nunca é sorteada para nada. Entretanto, naquela igrejinha no interior da Bahia, as coisas pareciam diferentes. Embora ela tivesse sido sorteada, o “prêmio” era: todos os não sorteados ganham, menos quem teve o número contemplado. Naquele dia, mantivemos nossa incrível marca de nunca ganhar nada em sorteios.

Essa diferente “premiação” de minha esposa me fez pensar em gente que pensa estar ganhando o mundo, mas que, na verdade, está perdendo tudo. Grande parte das pessoas vive em busca de mais dinheiro, bens, títulos e sucesso; mas, nesse caminho, vai endurecendo o coração e perdendo a sensibilidade e a capacidade de rir e chorar de verdade.

Não há nada de errado em conquistar boas coisas na vida, mas isso não pode ser buscado à custa dos valores do Céu. Em realidade, quem busca a Deus em primeiro lugar e ama as pessoas como a si mesmo acaba fazendo grandes coisas no mundo.

É como C. S. Lewis disse: “Um olhar sempre voltado para a eternidade não é (como algumas pessoas pensam atualmente) uma forma de fuga ou ilusão, mas é uma das obrigações do cristão. […] Se consultarmos a História, veremos que os cristãos que mais fizeram por este mundo foram justamente os que mais pensaram no outro mundo. […] Desde que os cristãos pararam de pensar na outra vida é que começaram a falhar nesta. Quem almejar o Céu terá a Terra como acréscimo; quem almejar a Terra, não terá nem uma nem outra coisa” (Cristianismo Puro e Simples, p. 76).

A vida verdadeira não se resume a coisas que possam ser tocadas. Ao contrário, uma pequena amostra do que é viver com plenitude pode ser vista no sorriso inocente de uma criança, na lágrima teimosa de saudade, na indignação diante do sofrimento e na fé infantil de uma pessoa que resolve fazer a vontade de Deus e contrariar a lógica perversa do pecado. São pessoas assim que rompem com a mediocridade da vida e transformam o mundo. É muito comum, porém, encontrar por aí gente endurecida e que demonstra por suas atitudes que perdeu a vida verdadeira. Por isso, a luta de todos nós deve ser pela manutenção do brilho nos olhos, da esperança e da fé. Para tanto, é preciso lembrar que todos viemos de Deus e para Ele vivemos.

Quem coloca a confiança em Jesus sempre é “sorteado” com a vida verdadeira. Se não quer perder o brilho nos olhos e deseja ser um instrumento para abençoar as pessoas, volte-se para Deus, e Ele ganhará o mundo para você.